No momento, você está visualizando Prefeitura de Campo Grande intensifica preparativos para o retorno das aulas na Rede Municipal
Além da P.M. de Campo Grande, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também atuará no retorno às aulas com equipes responsáveis por orientar os pais e organizar o trânsito nas imediações das escolas. - Foto: Divulgação/ PMCG.

Prefeitura de Campo Grande intensifica preparativos para o retorno das aulas na Rede Municipal

Para que os mais de 110 mil alunos retornem às aulas com toda a estrutura necessária, a entrega dos kits de materiais escolares e uniformes será realizada a partir do primeiro dia de aula

A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está concluindo os últimos preparativos para o retorno das aulas. O início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) tem previsão para o dia 10 de fevereiro. Com o objetivo de assegurar que os mais de 110 mil alunos retornem às aulas com toda a estrutura necessária, a entrega dos kits de materiais escolares e uniformes será realizada a partir do primeiro dia de aula. Para garantir essa logística, os itens começaram a ser entregues ainda em dezembro. Desse modo, assegurando que todos os estudantes estejam equipados desde o início do ano letivo.

Entre as composições de uniformes há a camiseta, bermuda, short saia, jaqueta, calça, moleton, meia, tênis, mochila e botinas para alunos que estudam em escolas rurais.

Diversas ações estão em andamento para assegurar a organização e o bem-estar da comunidade escolar

As unidades da Reme passam por serviços de limpeza, roçagem e manutenção conforme o cronograma estabelecido, além da distribuição de mais de 180 toneladas de alimentos para a merenda escolar. A Secretaria conta com nutricionistas que visitam as unidades regularmente para orientar e aprimorar a alimentação dos estudantes.

A segurança no entorno das escolas terá reforço por meio de uma parceria com a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes). O policiamento da Guarda Civil Metropolitana terá intensificação, principalmente nos horários de entrada e saída dos alunos. Embora nem todas as unidades de ensino contem com câmeras de monitoramento, a ampliação desse recurso está entre as prioridades do município. Outras medidas incluem patrulhamentos ostensivos, ações preventivas contra situações de risco e um trabalho conjunto com as comunidades escolares para identificar vulnerabilidades.

Organização do trânsito

Além da P.M. de Campo Grande, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) também atuará no retorno às aulas com equipes responsáveis por orientar os pais e organizar o trânsito nas imediações das escolas. Haverá monitoramento constante para coibir paradas irregulares e evitar transtornos, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego durante os horários de pico.

Além da infraestrutura, a preparação pedagógica também está sendo intensificada. Mais de 600 professores da rede participam de capacitações e encontros pedagógicos com o objetivo de alinhar metas e estratégias para o ano letivo de 2025. A prefeita Adriane Lopes reforçou o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. “Nosso foco é oferecer uma educação de excelência desde os primeiros anos da formação escolar. Assim garantindo uma base sólida para a alfabetização e o desenvolvimento dos nossos alunos como cidadãos que contribuirão para o crescimento de Campo Grande”, afirmou.

O calendário escolar da Reme prevê o início das aulas em 10 de fevereiro. Assim, com período de férias para alunos e professores entre 17 e 31 de julho. O encerramento do ano letivo está programado para 12 de dezembro nas escolas de ensino fundamental e 16 de dezembro nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis).

Passe do Estudante

Por fim, os estudantes que utilizam transporte público devem estar atentos ao período de cadastro para o Passe do Estudante. As solicitações poderão ocorrer entre 27 de janeiro e 9 de fevereiro de 2025 pelo site https://passe.campogrande.ms.gov.br/cadastros. Nesse sentido, a recomendação é que o cadastro ocorra o quanto antes para evitar demora na emissão da carteirinha.

Fonte: P.M Campo Grande