Campo Grande se prepara para o Carnaval 2026
Campo Grande se prepara para viver um grande Carnaval em 2026. Talvez um dos maiores de sua história. Realizada pela Prefeitura de Campo Grande, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e de diversas instituições, a festa deve movimentar a cidade entre os dias 7 e 17 de fevereiro, reunindo cultura, tradição, turismo e segurança.
A expectativa é de um público expressivo. Serão cerca de 130 mil pessoas por dia na Esplanada Ferroviária, principal palco dos blocos carnavalescos. Além disso, são esperadas 20 mil pessoas nos dois dias de desfiles das escolas de samba no Carnaval de 2026 em Campo Grande, realizados na Praça do Papa.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Cultura (Fundac) de Campo Grande, Valdir Gomes, o carnaval 2026 é resultado de um trabalho coletivo. Isso ocorre, sobretudo, devido à forte atuação do poder público municipal. “Temos trabalhado em conjunto com a prefeitura e o governo. Além disso, ouvimos todos os segmentos envolvidos. Nenhuma ação é implementada sem o aval da estrutura governamental”, destacou.
Campo Grande viverá, acima de tudo, um carnaval de 2026 único de celebração coletiva. Assim, a festa reforçará laços comunitários e desperta orgulho local. Além disso, movimentará a economia, valorizando artistas e pequenos negócios. Ainda mais, promoverá diálogo entre poderes públicos e sociedade. Por isso, cada folião se tornará protagonista dessa festa. Desse modo, a tradição ganha nova vida, inspirando futuras gerações. Em síntese, o evento transcende a folia, consolidando a identidade cultural da capital.
Estrutura e serviços garantidos pela Prefeitura
Para garantir o funcionamento da festa, a Prefeitura montou um amplo aparato. Assim, diversas secretarias e órgãos municipais participam da organização: Sesau, Agetran, Guarda Civil Metropolitana, Semades e Fundac. Dessa forma, toda a estrutura e os serviços estão assegurados para o sucesso do evento.
Entre as ações estão:
• Mais de 100 banheiros químicos instalados na Esplanada Ferroviária;
• Limpeza reforçada, com equipes atuando logo após o encerramento dos eventos;
• Grades, interdições viárias assim como organização do fluxo urbano, coordenados pela Agetran;
• Atendimento em saúde, com equipes de urgência funcionando das 17h à meia-noite, de sexta a terça-feira na Esplanada e também durante os desfiles na Praça do Papa.
“A estrutura está montada. Assim, a prefeitura atua nos bastidores para viabilizar a festa, cedendo o que é de nossa responsabilidade, como grades, segurança e banheiros”, reforçou Valdir Gomes.
Novidade: retorno do desfile de fantasias de luxo
Uma das grandes novidades de 2026 é, acima de tudo, o retorno da mostra e desfile de fantasias de luxo. Assim, o evento está marcado para 6 de fevereiro, na Esplanada Ferroviária. Além disso, abrirá oficialmente o carnaval.
A iniciativa resgata, primordialmente, uma tradição valorizada pelos carnavalescos. Também contará com apoio da Prefeitura, do Governo do Estado e da Liga Independente das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca). Desse modo, celebrará o trabalho artístico que também representa o município em outros carnavais, como o de Corumbá.
Desfiles das escolas de samba mantêm tradição
Os desfiles oficiais das escolas de samba acontecem nos dias 16 e 17 de fevereiro, na Praça do Papa. Antes disso, haverá ensaios técnicos nos dias 11 e 12. Além disso, sete escolas participam da competição. Ela é organizada pela Lienca.
Para o presidente da Liga, Alan Catharinelli, o carnaval da capital é, acima de tudo, um patrimônio cultural. “Campo Grande é a única capital do Centro-Oeste que realiza desfiles de escolas de samba. Isso é uma tradição desde a década de 60. Por isso, precisa ser reconhecida”.
A apuração das notas ocorre no dia 18 de fevereiro, no Teatro de Arena do Horto Florestal. Em seguida, a premiação será no dia 20, no Armazém Cultural, na Esplanada.
Representando os blocos carnavalescos, o presidente da Associação de Blocos Carnavalescos de Campo Grande (ABC), Thallysson Peres, ressaltou, acima de tudo, o papel da Esplanada Ferroviária. Assim, destacou-a como espaço tradicional da folia. Além disso, destacou a parceria com o poder público. “A gente tem um espaço na Esplanada Ferroviária há bastante tempo. Ainda assim, resistimos ali fazendo um carnaval que é patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul. Este ano, temos uma estrutura para atender mais de 100 mil foliões”, afirmou.
O papel social dos blocos
Para o presidente, os blocos também cumprem um papel social. “Temos, sobretudo, um compromisso com o acesso de todos os blocos e foliões. Assim, muitos blocos levantam pautas sociais de inclusão. Ou seja, ninguém faz carnaval sozinho. Por isso, agradecemos ao governo do Estado e à Prefeitura, que são grandes parceiros”.
Esse caráter inclusivo também foi destacado pela co-produtora do bloco Barra da Saia, Karla Melo. Ela representa blocos não associados à ABC. Do mesmo modo, também recebem apoio do poder público.
“Apesar das dificuldades, estamos construindo um carnaval de forma muito bonita. Por isso, agradecemos ao governo do Estado juntamente com a Prefeitura, que nos receberam e dialogaram de forma atenciosa e empática. O carnaval precisa ser um espaço seguro e respeitoso para mulheres, assim como para crianças, população negra, pessoas com deficiência e população LGBT. Por isso, esse diálogo com a Prefeitura, o Governo do Estado e as instituições é fundamental”.
Segurança integrada e foco na festa da família
A segurança é, acima de tudo, um dos pilares do carnaval 2026. Além disso, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul atuará com cerca de 180 policiais por noite. Assim, contará com reforço da Cavalaria, Batalhão de Choque e outras unidades especializadas.
“O carnaval não termina com briga. Pelo contrário, o carnaval é de paz e harmonia”, afirmou o coronel Emerson de Almeida Vicente. Além disso, destacou que o planejamento segue modelos testados e aprovados nos anos anteriores. Do mesmo modo, prevê controle de acessos e ambientes monitorados.
Por fim, a Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande ficará responsável pela segurança da Praça do Papa. Além disso, prestará apoio nas interdições.
Apoio do Governo do Estado fortalece o evento
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e da Setesc, é parceiro direto da Prefeitura. Assim, contribui na realização do carnaval com recursos, estrutura, equipes e ações integradas.
“O Carnaval de Campo Grande é uma coisa só. Além disso, une blocos e escolas de samba. Ainda mais, já se tornou referência, trazendo fluxo turístico de outros municípios e estados”, afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS, Eduardo Mendes Pinto.
O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda, destacou que o Carnaval de Campo Grande é um evento único e estratégico para o Estado. “Estamos envolvidos não só na cultura, mas também no turismo e em todas as áreas do governo, para potencializar um grande carnaval”.
Além da cultura, o evento também reforça, primordialmente, campanhas de conscientização. Assim, conta com participação do Ministério Público, bem como da Defensoria Pública e por fim, do Tribunal de Justiça. Dessa forma, amplia ações de combate ao assédio e à violação de direitos.
Cronograma Oficial
Abertura Oficial
6 de fevereiro (sexta-feira)
Desfile de Fantasias de Luxo
Esplanada Ferroviária. O evento marca, acima de tudo, a abertura oficial do Carnaval. Assim, valoriza o trabalho de estilistas, bem como de carnavalescos e artistas locais.
Carnaval dos Blocos
7 a 21 de fevereiro | Carnaval de Blocos de Rua
Esplanada Ferroviária assim como outros pontos da cidade. Concentração dos blocos carnavalescos com estrutura de palco. Além disso, contam com banheiros químicos, segurança e atendimento de saúde. Também incluem limpeza urbana e organização do trânsito.
Dia: 7/2
Bloco: As Depravadas
Local: Rua Barão do Rio Branco (entre 14 de julho e 13 de maio).
Horário: das 09 às 14 horas.
Bloco: Nada sobre Nós sem Nós
Local: Teatro de Arena do Horto Florestal.
Horário: das 15 às 21 horas.
Bloco: Calcinha Molhada
Local: Praça Aquidauana.
Horário: das 16 a 00 hora.
Dia: 8/2
Bloco: Farofa com Dendê
Local: Av. Calógeras esquina com Av Mato Grosso.
Horário: das 14 a 00 hora.
Bloco: Laricas
Local: Orla Ferroviária entre Barão do Rio Branco e Afonso Pena.
Horário: das 16 a 00 hora.
Dias: 13 e 14/2
Bloco: Reggae
Local: Av Calógeras esquina com Av Mato Grosso.
Horário: das 18 a 00 hora.
Dia: 13/2
Bloco: Farofolia
Local: Rua Dr. Temistocles entre 14 de julho e Av Calógeras.
Horário: das 16 a 00 hora.
Bloco: Só Love
Local: Rua Gal. Melo entre 14 de julho e Av. Calógeras.
Horário: das 16 a 00 hora.
Dias: 14 e 17/2
Bloco: Cordão Valu
Local: Avenida Calógeras entre Gal Melo e Av. Mato Grosso.
Horário: das 15 a 00.
Dias: 14 e 16/2
Bloco: Ipa Lelê
Local: Av. Mato Grosso entre 14 de julho e Av Calógeras.
Horário: das 16 a 00 hora.
Dias: 15 e 16/2
Bloco: Capivara Blasé
Local: Rua Dr. Temistocles entre 14 de julho e Av. Calógeras.
Horário: das 14 a 00 hora.
Dia: 16/2
Bloco: Barra da Saia
Local: Teatro da Orla Morena – Cabreúva.
Horário: das 15 às 22 horas.
Bloco: Subaquera
Local: Rua Abdalla Roder, 692 – V. Margarida.
Horário: das 16 a 00 hora.
Dia: 21/2
Bloco: Forrozeiros MS
Local: Rua Dr. Temistocles entre 14 de julho e Av. Calógeras.
Horário: das 18 a 00 hora.
Bloco: Eita
Local: Av. Calógeras esquina com Av. Mato Grosso.
Horário: das 14 a 00 hora.
Ensaios Técnicos das Escolas de Samba
11 e 12 de fevereiro (quarta e quinta-feira)
Praça do Papa – Ensaios abertos ao público, com preparação das escolas de samba para os desfiles oficiais.
Desfiles Oficiais das Escolas de Samba
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira)
Praça do Papa – Apresentação das sete escolas de samba de Campo Grande, com arquibancadas, iluminação cênica, segurança e suporte de saúde.
Apuração das Escolas de Samba
18 de fevereiro (quarta-feira)
Teatro de Arena do Horto Florestal – Apuração das notas dos jurados e definição das campeãs do Carnaval 2026.
Premiação das Escolas de Samba
20 de fevereiro (sexta-feira)
Armazém Cultural – Cerimônia de premiação das escolas vencedoras do Carnaval 2026.
Fonte: PM CG



