No momento, você está visualizando CAMPO GRANDE: Turismo avança com capacitações, novos roteiros e modernização dos serviços
Campo Grande fortalece turismo com avanços em 2025, modernizando processos, produzindo dados inéditos e reforçando a promoção do destino Foto: PM CG

CAMPO GRANDE: Turismo avança com capacitações, novos roteiros e modernização dos serviços

Campo Grande fortalece turismo com avanços em 2025

Campo Grande intensificou, ao longo de 2025, uma série de ações estruturantes voltadas ao fortalecimento do turismo local, com avanços em capacitações, modernizando processos, produzindo dados inéditos e reforçando a promoção do destino. As iniciativas foram conduzidas pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades), que consolidou um ciclo de avanços e organização do setor.

As ações integradas incluem a atualização da legislação turística, a realização de importantes eventos setoriais, o lançamento de projetos de qualificação e a amplianção do banco estatístico do turismo, ferramenta que passou a orientar o planejamento e as estratégias de promoção da Capital, executadas através da gerência de turismo da Semades.

Principais avanços de 2025

Entre os destaques, está a revisão e reorganização da Lei do Conselho Municipal de Turismo, medida que fortalece a governança do setor. Também foram ampliadas as ações de divulgação das atividades turísticas, além da intensificação de capacitações por meio do projeto Descubra Campo Grande, que qualificou 221 pessoas, visando principalmente a rota bioceânica.

Outro marco foi a ênfase na produção do banco de dados estatísticos do turismo. Além disso, foram realizadas 11 pesquisas e entrevistadas 2.533 pessoas. Assim, geraram-se informações fundamentais para embasar políticas públicas.

O ano também contou com a realização da 6ª Mostra de Turismo de Campo Grande. Nesse sentido, o evento reuniu 235 participantes e promoveu a entrega do Troféu Edson Contar. Criado em 2007, o prêmio reconhece profissionais que marcaram a história do turismo em Campo Grande. Além disso, houve atendimento a 1.432 visitantes no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).

Avanço da estruturação do setor

O gerente de turismo da Semades, Wantuyr Tartari, destacou o avanço da estruturação do setor. Além disso, ressaltou a evolução do planejamento turístico.

“Ano de 2025 foi decisivo para fortalecermos a base técnica do turismo de Campo Grande.” Segundo ele, houve reorganização da legislação e ampliação das pesquisas.

Com isso, o setor avançou na consolidação de informações estratégicas e na qualificação de profissionais. Assim, criaram-se condições reais para que o destino cresça de forma organizada.

A atendente de hotel Maria Eduarda Rodrigues participou da capacitação do projeto Descubra Campo Grande. Ela destacou o impacto do curso em sua rotina profissional.

“O projeto ampliou nossa visão sobre o turismo local. Além disso, nos preparou para atender melhor quem visita Campo Grande. A qualificação faz diferença no dia a dia de quem trabalha com serviços”.

Para o empresário do setor e expositor durante a 6ª Mostra de Turismo, Rogério Almeida, as ações desenvolvidas fortalecem parcerias, bem como oportunidades de negócios.

Fortalecimento de parcerias

“Participar dessa edição da Mostra nos permitiu conhecer novas oportunidades e fortalecer parcerias.” Além disso, acrescentou ele, “eventos como esse mostram que o turismo está ganhando protagonismo na cidade.”

Sob a perspectiva institucional, o secretário da Semades, Ademar Silva Junior, reforçou o compromisso da pasta. Além disso, enfatizou o papel estratégico do turismo para o desenvolvimento da Capital.

“A gestão municipal tem trabalhado para modernizar o setor. Do mesmo modo, busca ampliar a competitividade do destino e qualificar a oferta turística.”

Os avanços de 2025, portanto, demonstram que o município está no caminho certo. Assim, será possível atrair mais visitantes e fortalecer a economia da cidade.

Projeções para 2026

Para o próximo ano, está previsto um conjunto robusto de entregas incluindo:

  • Nova identidade visual do material promocional;
  • Lançamento de dois novos roteiros turísticos (Religioso e Feiras de Economia Criativa);
  • Novo Mapa Turístico de Campo Grande e vídeo institucional bilíngue;
  • Modernização dos CATs com totens interativos na Rodoviária e no Aeroporto;
  • Publicação da Lei Municipal de Turismo;
  • Realização da 7ª Mostra de Turismo;
  • Novas capacitações do projeto Descubra Campo Grande.

A prefeita, Adriane Lopes, pontuou que os resultados consistentes juntamente com as novas metas definidas reforçam que o turismo segue como uma das prioridades estratégicas para fortalecer a economia “Estamos valorizando a cultura local e projetando Campo Grande como destino inteligente, acolhedor e moderno”.

Fonte: PM CG