Ferramenta teve papel essencial no apoio das muitas frentes de ações da Saúde durante a pandemia, otimizando o trabalho dos servidores em tempo real
A Prefeitura de Campo Grande assinou (6) o termo de doação do Sistema Monitora Saúde para Municípios e para o Governo Federal. Desse modo, o Ministério da Saúde pode distribuir para outros municípios do país a experiência tecnológica de Campo Grande. Assim, amplia esse apoio e ajuda outros lugares pelo Brasil.
O Sistema Monitora Saúde teve papel essencial no apoio das muitas frentes de ações da Saúde, durante a pandemia. A ferramenta de Campo Grande passou a ser utilizada a partir deste mês pelos municípios de Sidrolândia e Camapuã. Relatam, portanto, experiências muito positivas como o fim da fila, a celeridade no processo e a transparência das informações. O sistema foi desenvolvido, em abril de 2020, pelos servidores da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Sesau.
Monitora Saúde otimiza o trabalho dos servidores
A ferramenta tem, entre outros serviços, o sistema de monitoramento dos pacientes atendidos e gestão completa de vacinação. Ou seja, vai do controle de estoque de vacinas, passa pelo monitoramento das gestantes vacinadas até a entrega ao vacinado da carteira digital de vacinação. E tudo, quase em tempo real.
Para o prefeito Marquinhos Trad, todas as ferramentas de tecnologia são pensadas para otimizar o trabalho dos servidores e melhorar o atendimento à população. “Eu digo para as nossas equipes que as boas experiências da gestão devem ser compartilhadas, não é diferente na tecnologia”.
No dia 16 de julho deste ano, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga esteve em Campo Grande e durante a solenidade aconteceu o ato formal de doação da plataforma “Monitora Saúde” para o Governo Federal.
Completo controle de todos os processos na vacinação
“O Sistema Monitora Saúde, enfim, foi desenvolvido para apoiar as equipes da área da saúde em Campo Grande. Trabalhamos juntos para criar uma ferramenta que deu aos gestores o completo controle de todos os processos na vacinação contra a covid-19. Ou seja, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso.
“Graças à parceria com a Agetec, por meio do desenvolvimento destas ferramentas, foi possível otimizar o trabalho de enfrentamento à covid-19. E, ainda, a vacinação contra a doença. A nossa cidade reconhecida nacionalmente como referência em eficiência e planejamento”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.