Campo Grande debate empreendimento no Monte Castelo
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), promove nesta quinta-feira (15), uma audiência pública para discutir o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de um novo complexo residencial no Bairro Monte Castelo. O projeto, de responsabilidade da MRV Prime Incorporações Centro-Oeste Ltda., prevê a construção de 440 unidades habitacionais.
O encontro está marcado para às 18 horas, na sede da Planurb, e também contará com transmissão ao vivo pela internet. O objetivo é garantir que os moradores da região e demais cidadãos possam conhecer os detalhes da obra e opinar sobre as transformações urbanísticas e sociais que o empreendimento trará para a localidade.
Localização e impacto
O futuro residencial será erguido no lote ZA1B, estrategicamente localizado na Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, entre a Rua Canaã e a Avenida Mascarenhas de Moraes. Além disso, a localização favorece o acesso e a integração com diferentes áreas da cidade.
Por se tratar de um projeto de grande porte, o EIV é uma etapa obrigatória. Assim, permite analisar como o aumento populacional impactará não apenas o trânsito, como também o saneamento, bem como o uso dos espaços públicos no entorno. Desse modo, garante-se principalmente o desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável.
Transparência e participação popular
Para a diretora-presidente da Planurb, a participação da comunidade é, acima de tudo, o pilar do planejamento urbano sustentável. Além disso, ela reforça a importância da escuta ativa da população.
“Buscamos, antes de tudo, ampliar a transparência e dar voz ao cidadão. Afinal, o impacto de vizinhança deve ser avaliado por quem vive o dia a dia do bairro”, destaca a agência.
A iniciativa, por sua vez, integra o Processo Administrativo nº 55.642/2025-11 e reforça, desse modo, o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento organizado da capital. Assim, demonstra claramente o alinhamento entre planejamento, participação e sustentabilidade.
A audiência pública representa um espaço democrático de diálogo e construção coletiva. Além disso, reafirma a importância da participação popular nos processos de desenvolvimento urbano. Desse modo, cada morador se torna parte ativa das decisões que moldam a cidade. Em síntese, o debate sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança não é apenas técnico, mas também social e humano.
Portanto, a transparência e o envolvimento da comunidade fortalecem a confiança entre o poder público e a população. Assim, o planejamento urbano ganha sentido, pois reflete as reais necessidades locais e contribui para uma Campo Grande mais sustentável, inclusiva e preparada para crescer de forma equilibrada nos próximos anos.
Serviço: Audiência Pública – EIV Monte Castelo
- Data: 15 de janeiro de 2026 (quinta-feira)
- Horário: 18 horas
- Local Presencial: Sede da Planurb – Avenida Calógeras, 356 (entrada pela Rua Dr. Mário Corrêa, Bairro Glória).
- Participação Digital: Transmissão ao vivo pelo canal de Educação Ambiental da Planurb no YouTube.
Fonte: PM CG





