No momento, você está visualizando Prefeitura realiza “Kaguateka” em celebração ao Dia Municipal da Mulher Indígena
Campo Grande comemora Dia Municipal da Mulher Indígena. Evento "Kaguateka" começou às 9h no Memorial da Cultura Indígena Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Prefeitura realiza “Kaguateka” em celebração ao Dia Municipal da Mulher Indígena

Prefeitura de Campo Grande promove evento em homenagem ao Dia Municipal da Mulher Indígena

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Executiva da Mulher (Semu), promove nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, o evento “Kaguateka”, em homenagem ao Dia Municipal da Mulher Indígena. A programação está sendo realizada desde às 9h, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, localizado no Loteamento Marçal de Souza, no bairro Tiradentes.

Instituída pela Lei Municipal nº 7.136/2023, a data tem como objetivo reconhecer a contribuição das mulheres indígenas para a diversidade cultural, a harmonia social e a construção coletiva da cidade. A líder indígena Marta Guarani idealizou o nome “Kaguateka”, criando-o a partir das sílabas que representam as etnias Kadiwéu, Guarani, Terena e Kaiowá.

Objetivo é dar visibilidade às mulheres indígenas em seus territórios

A princípio, o evento tem o propósito de dar visibilidade, principalmente, às mulheres indígenas em seus territórios. Ademais, busca fortalecer o diálogo, bem como a representatividade das comunidades. Assim, incentiva a participação nas políticas públicas para a construção do Plano de Ação da Semu. Durante a programação, portanto, as participantes podem registrar manifestações. Elas o farão no site da Consulta Pública. Dessa forma, elas contribuem coletivamente, visto que ajudam na elaboração das ações estratégicas da secretaria.

Além disso, a Semu levará atendimentos ao evento. Trata-se do programa Empreenda Bem Mulher. Desse modo, é uma parceria com o Sebrae. A Semu, sobretudo, oferecerá orientação e capacitação. Por fim, são ações voltadas ao empreendedorismo feminino.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a autonomia econômica e o fortalecimento da liderança das mulheres indígenas.

O público-alvo da ação inclui mulheres indígenas de Campo Grande e região, lideranças comunitárias, movimentos sociais e representantes da sociedade civil interessados em diversidade e cultura indígena.

Tomado pelos eixos de cultura, diversidade e identidade, o “Kaguateka” reafirma o compromisso da Prefeitura de Campo Grande e da SEMU com a construção participativa de políticas públicas que valorizem e empoderem as mulheres indígenas.

Serviço

Evento: Kaguateka – Dia Municipal da Mulher Indígena
Data: 5.9.2025
Horário: a partir das 9h
Local: Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena
Endereço: Rua Terena – Loteamento Marçal de Souza – Tiradentes

Fonte: PM CG