Você está visualizando atualmente Campo Grande comemora 31 anos da Guarda Civil
Medalha José Antônio Pereira é a mais alta comenda da Guarda Civil Metropolitana

Campo Grande comemora 31 anos da Guarda Civil

Prefeitura entregou a Medalha José Antônio Pereira, durante solenidade que integra o calendário oficial de aniversário dos 122 anos da capital, e 31 anos da Guarda Civil Metropolitana

A prefeitura de Campo Grande realizou uma homenagem a 30 personalidades da GCM e da sociedade civil e militar, com a entrega da Medalha José Antônio Pereira. A honraria foi entregue (10) pelo prefeito Marquinhos Trad, durante solenidade que integra o calendário oficial de aniversário dos 122 anos da capital. Evento aconteceu no mesmo dia em que a Guarda Civil Metropolitana completa 31 anos.

A Medalha José Antônio Pereira é a mais alta comenda da Guarda Civil Metropolitana, destinada a homenagear e reconhecer relevantes serviços ou apoios prestados a GCM de Campo Grande, por personalidades civis e militares e ainda pelos GCMs que se destaquem pelas ações benéficas à população campo-grandense.

Aos homenageados, o prefeito Marquinhos Trad agradeceu pela contribuição de cada um para melhorar a segurança pública dos campo-grandenses. “A prefeitura passou a valorizar o efetivo da Guarda Civil, que hoje está cada vez mais capacitada para somar com as demais forças de segurança da nossa cidade compartilhando do mesmo dever, assegurar a proteção das famílias e das pessoas que vivem aqui em nossa cidade. Cada um de vocês contribui diretamente para que isso aconteça e hoje é apenas mais um gesto da imensa gratidão que temos por vocês, profissionais tão valorosos para Campo Grande”.

Medalha

Criada pelo Decreto Municipal nº 12.696, de 5 de agosto de 2015, a Medalha leva o nome do fundador da cidade de Campo Grande. Com espírito arrojado, José Antônio Pereira teve a coragem de desbravar esta rica terra sul-mato-grossense e transformá-la em uma das mais belas capitais do país.

O secretário de Defesa Especial Valério Azambuja, explica que a lista de homenageados é publicada no Diogrande, por meio de Decreto. “A Secretaria Especial de Segurança homologa a escolha desses nomes e os submete ao prefeito. É um momento importante para todos nós, que atuamos na segurança pública. Por isso, essa comenda, que é a mais alta da Guarda Civil, é oferecida sempre no aniversário da cidade, como maneira de destacar esses profissionais que tanto contribuem para assegurar a proteção da nossa população”.

Aos 70 anos de idade e ainda na ativa, o GCM Gerson Oliveira, que integrou a lista dos homenageados, falou da alegria pelo reconhecimento de seu trabalho, por parte da prefeitura. “É uma honra entre mais de mil profissionais eu ser escolhido para receber essa medalha. Sinto orgulho da minha farda e ainda quero contribuir muito com a minha cidade”.

Breve histórico da Guarda Civil Metropolitana

Em 10 de agosto de 1990 foi criada a Guarda Civil pela Lei n. 2.749, para ser a guardiã dos munícipes e do patrimônio público de Campo Grande. Inicialmente a GCM ficou vinculada à Secretaria de Administração, passando posteriormente para a Secretaria de Governo no ano de 2012.

Em 8 de dezembro de 2014 foi criada a Secretaria Municipal de Segurança Pública pela Lei Municipal n. 5.413, passando a GCM a compor sua estrutura básica.