No momento, você está visualizando Relíquia e missas diárias; comunidade de Campo Grande se mobiliza para canonização de Carlo Acutis
Campo Grande acompanha canonização do beato Carlo Acutis neste domingo (7). Evento movimenta a Paróquia São Sebastião, no bairro Marabá Foto: Site oficial da Associação Carlo Acutis

Relíquia e missas diárias; comunidade de Campo Grande se mobiliza para canonização de Carlo Acutis

População de Campo Grande acompanha canonização do beato Carlo Acutis neste domingo (7)

Fiéis em Campo Grande (MS) intensificam homenagens ao beato Carlo Acutis, que será canonizado no próximo domingo (7), em cerimônia no Vaticano. A celebração será conduzida pelo papa Leão XIV e marca a entrada do jovem italiano no calendário oficial de santos da Igreja Católica.

A canonização movimenta a Paróquia São Sebastião, no bairro Marabá, onde está exposta uma relíquia de Acutis: um agasalho usado por ele, doado pela mãe do beato. A peça foi recebida com uma celebração e está no altar da igreja desde o início da semana.

A cerimônia de canonização estava prevista para abril deste ano, mas foi adiada por causa da morte do papa Francisco

A princípio, a expectativa é que centenas de fiéis passem pela paróquia até o dia da canonização. Todavia, algumas pessoas acompanham as celebrações do lado de fora, visto que há falta de espaço.

A professora Lilian Ramos disse: “Primeiramente, eu tive uma primeira gestação que perdi. Depois, veio a Maria Fernanda, que foi uma promessa de Carlo e Nossa Senhora em nossas vidas.”

Analogamente, a história de Carlo Acutis também atrai pesquisadores. Não apenas por devoção, como também por interesse acadêmico. O antropólogo Pedro Vilaça, por exemplo, decidiu estudar a relação entre os fiéis e o beato. Ele contou: “Anteriormente, eu trabalhava com o tema da devoção. No mestrado, logo depois, conheci a história de Carlo e resolvi vir para Campo Grande, a fim de pesquisar mais de perto”.

Acima de tudo, o pároco da Igreja São Sebastião, padre Marcelo Tenório, destacou a simplicidade de Carlo Acutis e o impacto que ele teve em vida. “Certamente, Carlo era um menino comum. Em seguida, no velório, a igreja estava lotada, com gente de fora e imigrantes. Juntamente com isso, havia mendigos e pessoas de várias religiões. Afinal, ele fazia amizade com todo mundo e falava de Deus para todos”, afirmou.

Programação de cerimônias

A Paróquia São Sebastião fica na Rua Minas Gerais, 549, no bairro Monte Carlo, em Campo Grande. Veja a programação abaixo:

  • Na quinta-feira (4), às 22h, haverá uma vigília com adoração ao Santíssimo.
  • Na sexta-feira (5), às 20h, o destaque será a Noite da Juventude.
  • No sábado (6), a programação inclui a Noite Mariana, também às 20h.

O ponto alto da semana será no domingo (7). As atividades começam cedo, às 5h, com um café da manhã. Veja a lista das programações abaixo:

  • Às 5h30, os fiéis poderão acompanhar ao vivo, direto do Vaticano, a canonização de Carlo Acutis.
  • Às 8h30, haverá uma procissão da Capela do Milagre até a Igreja Matriz.
  • Às 9h, haverá veneração da relíquia.
  • Às 10h, haverá a missa de ação de graças.
  • Para encerrar a programação, às 11h30 haverá almoço no salão da Divina Providência.

Beato Carlo Acutis

O jovem, conhecido como o ‘padroeiro da internet’, será o 1º santo da geração millennial. O site oficial do Vaticano confirmou a cerimônia.

O beato italiano Carlo Acutis teve a canonização autorizada por Papa Francisco antes de sua morte, em julho de 2024. O pontífice só autorizou o processo após reconhecer dois milagres atribuídos ao jovem. O primeiro foi o de um menino campo-grandense, reconhecido em 2020. O segundo milagre foi a uma jovem da Costa Rica, em 2024.

Por fim, a Igreja beatificou Carlo Acutis em 2020, depois de reconhecer como primeiro milagre a cura de um menino de Campo Grande. O jovem ítalo-britânico morreu de leucemia em 2006, aos 15 anos.

Fonte: g1