Nesta segunda-feira (8), às 18h30, o Auditório do Bloco C da Universidade Católica Dom Bosco recebe uma Audiência Pública promovida pela Câmara Municipal que vai discutir a criação de um Horto Florestal na região norte de Campo Grande
A criação do Horto Florestal na região norte de Campo Grande será tema de uma Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal, nesta segunda-feira (8), às 18h30. O debate ocorrerá no Auditório do Bloco C da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
O vereador Ronilço Guerreiro, presidente da Comissão Permanente de Indústria, Comércio e Turismo da Câmara Municipal, propôs a iniciativa, que conta com a participação dos vereadores Fábio Rocha (vice-presidente), Herculano Borges, Maicon Nogueira e Rafael Tavares.
A prefeitura planeja transformar uma área verde em um espaço comunitário, com pista de caminhada, academia ao ar livre e plantio de árvores frutíferas. O projeto pretende envolver associações de moradores da região, alunos da UCDB na área de meio ambiente e outros interessados. “Queremos que esse espaço seja para o cidadão”, afirmou o vereador.
A audiência também vai debater a preservação ambiental, já que é preciso proteger a lagoa da área pública.
Revitalização do Horto Floresta
Coordenado pela Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), o projeto de revitalização do Horto Florestal na região central prevê renovação da infraestrutura, manejo responsável da vegetação e ações de educação ambiental. Além disso, será implantado um jardim com herbáceas e arbustos do Cerrado.
O projeto realizará o inventário arbóreo completo, identificará as espécies existentes e avaliará quais espécies será replantadas. A escolha seguirá critérios técnicos que priorizam o aumento da biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e a localização estratégica para cada plantio. O prazo para execução dos serviços será de 90 dias a partir da assinatura do acordo.
Conforme previsto, a prefeitura será responsável por todo o manejo arbóreo e pela requalificação completa do gradil, garantindo mais segurança e preservação da área. Por outro lado, o sistema Comércio MS ficará responsável pela reforma das infraestruturas internas, do calçamento e pela manutenção futura do espaço.
Acompanhe
Por fim, o Auditório do Bloco C da UCDB, na Avenida Tamandaré, 6000, Jardim Seminário, receberá a audiência. Contudo, também haverá transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 7.3) e pelo YouTube da Casa de Leis.
Fonte: Gov.MS