Câmara de Campo Grande homenageia esporte
A Câmara Municipal de Campo Grande terá uma agenda movimentada nesta semana, com sessões solenes, audiências públicas e votação de projetos de lei que abrangem saúde, esporte e transparência na administração pública.
Nesta segunda-feira (13), às 19h, jogadores e equipes de futebol amador serão homenageados em Sessão Solene. Nesse sentido, haverá entrega da Medalha Legislativa “Lázaro Ivanildo Grisoste Barbosa”. Assim, a solenidade foi proposta pelo vereador Carlos Augusto Borges (Carlão).
A medalha leva o nome de Lázaro Ivanildo Grisoste Barbosa. A princípio, ele foi atleta que começou no futebol de várzea. Depois, chegou ao profissional.
Além disso, foi grande incentivador do esporte amador em Campo Grande. Proprietário da Drogaria do Lázaro, patrocinou equipes de diversas modalidades, incluindo futebol, futevôlei, vôlei e futsal. Nesse sentido, levou o time da Drogaria do Lázaro a representar o Estado em campeonatos nacionais.
Câmara de Campo Grande discute esporte, saúde e programas federais
Também na segunda-feira (13), às 9h, ocorreu na Câmara uma audiência pública para discutir a falta de entrega de medicamentos na rede municipal e o atendimento do Programa Farmácia Popular. A iniciativa foi da vereadora Luiza Ribeiro.
Além do Farmácia Popular, o debate abordou o Programa Dignidade Menstrual, do Governo Federal. Além disso, tratou da assistência farmacêutica na rede municipal de saúde. Incluiu atenção básica, bem como demandas judiciais relacionadas à área.
Sessão ordinária com votações importantes
Na terça-feira (14), os vereadores se reúnem em sessão ordinária para discutir três projetos de lei em primeira votação:
- Projeto de Lei 11.516/25, do vereador Dr. Victor Rocha, institui a Campanha Municipal de Atenção à Saúde dos Homens, com foco no diagnóstico precoce e prevenção de doenças, com exames anuais recomendados pelas equipes de saúde.
- O Projeto de Lei 11.887/25, do vereador Jean Ferreira, cria o Sistema de Esporte Comunitário nas Escolas Públicas Municipais. Assim, as comunidades poderão utilizar gratuitamente ginásios, quadras e espaços esportivos. Incluem-se, nesse contexto, as associações estudantis. Permitirão o uso nos finais de semana e feriados. A medida visa estimular a prática de atividades físicas e promover integração social.
- Por fim, o projeto de Lei 11.972/25, do vereador Marquinhos Trad, determina a divulgação detalhada das remunerações dos agentes públicos no Portal da Transparência, incluindo vencimentos, proventos, gratificações, honorários, adicionais e verbas indenizatórias. O objetivo é aperfeiçoar a transparência ativa da Administração Pública Municipal.
Fonte: CM CG