No momento, você está visualizando CAC inicia 2026 com atendimento preparado aos contribuintes da Capital
CAC de Campo Grande reforça atendimento do IPTU. Mesmo com a alta demanda, funcionamento transcorreu de forma organizada Foto: PM CG

CAC inicia 2026 com atendimento preparado aos contribuintes da Capital

CAC de Campo Grande reforça atendimento do IPTU

A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Prefeitura de Campo Grande registrou (5) intensa movimentação de contribuintes em busca de informações sobre o reajuste do IPTU e a emissão antecipada do boleto do imposto. Mesmo com a alta demanda, o atendimento transcorreu de forma organizada, com equipes ampliadas e foco na orientação clara ao cidadão.

Como ocorre tradicionalmente no início do ano, dois perfis predominaram logo nas primeiras horas de funcionamento: contribuintes interessados em compreender detalhadamente a composição do valor do IPTU e aqueles que optam pela retirada presencial do boleto, seja por não aguardarem a entrega pelos Correios ou por dificuldades no acesso aos canais digitais.

Para absorver o fluxo elevado, a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefaz) reforçou, portanto, as equipes e estruturou o atendimento de forma estratégica. Desse modo, garantiu agilidade, esclarecimentos precisos e atenção individualizada. Ao todo, dezenas de servidores atuaram simultaneamente, tanto na impressão das guias quanto, ainda, na análise técnica dos lançamentos do imposto.

Eficiência

Morador da Vila Sobrinho, o comerciante Elias Primo, portanto, destacou a eficiência do serviço. “O atendimento foi excelente. Peguei a senha, aguardei e fui muito bem atendido. Ou seja, eles explicam tudo com clareza, orientam e dão atenção. Sou contribuinte há mais de 30 anos e, assim, sempre venho em janeiro para conferir informações. Só tenho elogios”, afirmou.

A aposentada Nilita Soares Figueiredo também elogiou, portanto, a postura dos servidores. “Fui bem atendida e recebi todas as explicações necessárias, bem como orientação para resolver minha situação. Mesmo com muita gente sendo atendida, não senti transtorno, pois esse movimento é comum no começo do ano. Fui tratada com respeito e atenção”, relatou.

Já a moradora do bairro Coophamat, Rosângela Figueiredo, procurou a Central para esclarecer uma pendência, solucionada durante o atendimento. “As atendentes foram rápidas, educadas e explicaram direitinho o que aconteceu e como proceder”, contou.

Orientação adequada a todos

De acordo com a chefe da Arrecadação da Sefaz, Djanira Magalhães, o volume registrado está dentro da normalidade para o primeiro dia útil do ano. “Temos basicamente duas situações recorrentes: a emissão da guia do IPTU e o questionamento do valor lançado. Apenas para a impressão dos boletos, disponibilizamos 12 guichês. Também reforçamos o atendimento com apoio da fiscalização, garantindo orientação adequada a todos”, explicou.

Djanira acrescentou que parte das dúvidas envolve alterações em descontos concedidos em exercícios anteriores, o que pode resultar em variações no valor final do imposto. “Nesse sentido, esses casos estão sendo avaliados individualmente pela equipe técnica”, destacou.

Por fim, a Prefeitura de Campo Grande reforça que os contribuintes contam com diversos canais oficiais para esclarecimento de dúvidas e emissão de guias, assegurando comodidade, transparência e acesso facilitado aos serviços públicos.

Serviço

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem utilizar os canais oficiais da Sefaz:

WhatsApp: (67) 4042-1320 – emissão de guias e consulta de débitos

Telefone: 156 – atendimento geral

Atendimento presencial: Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), para casos específicos

Site:  iptu.campogrande.ms.gov.br

Fonte: PM CG