No último ranking divulgado, em 2019, apenas 2 aeroportos brasileiros estavam no top 10: Afonso Pena (PR) e Viracopos (SP)
O Brasil tem 4 dos 10 melhores aeroportos do mundo, segundo uma empresa especializada em direitos de passageiros.
Assim, o ranking internacional, divulgado (12), coloca no topo da lista os aeroportos do Recife, de Campinas (SP), de Confins (MG) e de Congonhas (SP).
Portanto, o Brasil é o país com mais aeroportos no top 10 (quatro), à frente de Japão e Coreia do Sul (dois cada um). Também estão no topo do ranking a Índia e os Emirados Árabes Unidos.
Cerca de 10 mil usuários de 30 países avaliaram 151 aeroportos, entre janeiro e outubro deste ano, segundo a AirHelp (uma média de 66 avaliações por aeródromo).
Além disso, a pontuação final teve definição com base em 3 critérios: pontualidade, serviços (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e lojas e restaurantes. As melhores notas dos aeroportos brasileiros foram em pontualidade.
Tóquio lidera a lista dos melhores aeroportos do mundo
O aeroporto melhor avaliado é o de Tóquio (haneda), seguido pelo primeiro brasileiro da lista: Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, em Pernambuco (2º). Sendo assim, na sequência aparece outra infraestrutura japonesa: Narita (Tóquio), em terceiro lugar.
Contudo, os outros aeroportos brasileiros do ranking são: Campinas/Viracopos, no interior de São Paulo (4º); Belo Horizonte/Confins – Tancredo Neves, em Minas Gerais (5º). E São Paulo/Congonhas (7º), na capital paulista.
O ranking foi divulgado pela AirHelp, especializada em direitos de passageiros. A empresa auxilia viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque e diz já ter ajudado mais de 16 milhões de pessoas em todo o mundo.
O levantamento tem publicação desde 2015. Aliás, no último ranking divulgado, em 2019, apenas 2 aeroportos brasileiros estavam no top 10: Afonso Pena (PR) e Viracopos (SP).
Fonte: infomoney