Você está visualizando atualmente Brasil apresenta dados de retomada econômica ao G20
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante palestra Telebrasil Summit 2022 representando o Brasil dentre os países do G20.

Brasil apresenta dados de retomada econômica ao G20

Paulo Guedes reafirmou segurança alimentar e energética do país

O Brasil está retomando o crescimento sustentável, disse (13) em Washington o ministro da Economia, Paulo Guedes. Em uma série reuniões com os países do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), ele apresentou dados da retomada econômica do país e reafirmou o papel do Brasil em fornecer comida e energia para o resto do mundo.

“Trago boas notícias do Brasil. Estamos retomando o crescimento sustentável, e as reuniões do G20 nossa própria dinâmica de crescimento. Mas, as estimativas de crescimento têm sido revistas para cima o tempo todo”, disse o ministro.

Dessa forma, Guedes participa nesta semana das reuniões anuais de outono (no hemisfério norte) do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial.

Então, ao longo desta semana, o ministro fez quatro exposições em reuniões do G20. Por isso, segundo Guedes, o Produto Interno Bruto deverá crescer 3% em 2022 e manter o ritmo por um longo período.

Para ele, o fato de o FMI ter revisado, de 1,7% para 2,8%, a previsão de crescimento do PIB neste ano serve como prova do bom momento que atravessa a economia brasileira.

Gasto público federal

De acordo com Guedes, o gasto público federal caiu de 26% para 18,7% do PIB nos últimos dois anos, e a taxa de desemprego recuou de 14,9% para 8,9% no mesmo período. Por isso, o ministro lembrou que a dívida pública bruta está em torno de 77% do PIB, no mesmo nível do período anterior à pandemia.

Para ele, o país teve agilidade no enfrentamento à pandemia de covid-19, com a introdução do auxílio emergencial e ajuda aos estados e aos municípios. Isso ajudou o país a estar em crescimento hoje.

Sendo assim, o fato de o Banco Central brasileiro ter começado a elevar os juros antes da maior parte do mundo ajuda a combater a inflação.

OCDE- Brasil entre os G20

O ministro repetiu números, como o de que o Brasil tem US$ 200 bilhões em investimentos contratados pelos próximos 10 anos. Segundo ele, isso só foi possível por causa das reformas realizadas em setores como infraestrutura e energia.

Contudo, Guedes ressaltou que o Brasil está convergindo para as melhores práticas internacionais, como parte do processo de adesão à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Na avaliação do ministro, o Brasil está alinhado à agenda de reformas e à melhoria do ambiente de negócios. Ele lembrou que a OCDE tem diretrizes de preservação ambiental e que o Brasil tem potencial para desenvolver um expressivo mercado de economia verde.

“O Brasil apoia fortemente as discussões na OCDE, inclusive para abordagens de mitigação de carbono”, declarou.

Dessa forma, Guedes destacou que o Brasil tem vantagens competitivas para o G20 e também em relação ao meio ambiente, como legislação ambiental rígida e capacidade de produção de energia limpa. Também ressaltou que o país é um dos principais produtores globais de comida e tem papel relevante em fornecer segurança alimentar ao planeta.

 

Fonte: agencia brasil