O mercado ainda segue de olho na tramitação da PEC, que precisará ter aprovação pela Câmara em duas votações
O Índice Bovespa (IBovespa), principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), operou em alta, na segunda-feira (19), com a divulgação de novos membros para a equipe econômica e com a perspectiva do fim do orçamento secreto. Logo após os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formarem maioria pela inconstitucionalidade das polêmicas emendas do relator-geral do Orçamento.
Por volta das 14h, o IBovespa subia 1,70%, para 104.600 pontos, e, duas horas depois reduzia ganhos, para 1,42%, aos 104.313 pontos. Assim, em meio às incertezas internas e externas, com agravamento do conflito entre Rússia e Ucrânia. O dólar negociado com leve alta na segunda-feira, e, às 16h26, registrava valorização de 0,17%, cotado a R$ 5,30 para a venda.
Novos membros na Bolsa de Valores
O futuro Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou Anelize Lenzi Ruas de Almeida como procuradora-geral e Gustavo Caldas como subprocurador-geral da pasta. Sobre a sustentabilidade fiscal, uma das grandes preocupações do novo governo, Haddad afirmou que um modelo pode ser apresentado já em janeiro de 2023. “É bem possível que no mês inaugural do próximo governo nós já tenhamos um cenário de sustentabilidade fiscal do próximo governo”. Disse o futuro chefe da equipe econômica do novo governo.
Ainda no cenário doméstico, investidores também repercutem a decisão de ontem à noite do ministro do STF Gilmar Mendes de manter benefícios do novo Bolsa Família fora do teto de gastos. A decisão abre espaço para que o governo fique livre de pressões e negociações para aprovar na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Que aliás prevê ampliação do teto do limite do teto em R$ 168 bilhões. Conforme o texto aprovado pelo Senado Federal e que inclui a projeção de investimentos também fora da regra.
Além disso, o mercado ainda segue de olho na tramitação da PEC, que precisará ter aprovação pela Câmara em duas votações até hoje. Antes do recesso parlamentar que começa no dia 22.
Fonte: correiobraziliense