No momento, você está visualizando Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
Bolsa Atleta e Bolsa Técnico são programas que oferecem auxílio financeiro a esportistas do Estado Foto: Secom/Gov.ms

Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico fomentam desenvolvimento esportivo do Estado

O Governo de Mato Grosso do Sul dá continuidade ao processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025-2026. A iniciativa é realizada por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). Assim, o objetivo é incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado.

Reconhecido como um dos maiores programas estaduais de fomento ao esporte no país, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferece auxílio financeiro a esportistas e profissionais com desempenho destacado em competições estaduais, regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Atualmente, são disponibilizadas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses.

Nesta edição, o programa registrou recorde de inscrições, com 937 atletas inscritos para o Bolsa Atleta, bem como 81 técnicos para o Bolsa Técnico, totalizando 1.018 candidatos.

Os atletas que tiveram suas inscrições indeferidas no Bolsa Atleta têm até hoje (9) para apresentar recurso

www.fundesporte.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/diario-inscritos-deferidos-e-indeferidos-e-recurso.pdf

Para aqueles que enfrentarem dificuldades no envio das certidões criminais estaduais e federais, há um manual de orientação disponível para consulta

www.fundesporte.ms.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/Manual-para-obtencao-das-Certidoes-Negativas-Criminais-Estadual-e-Federal.pdf

Avaliação de rendimento

Após a análise dos recursos, os atletas com inscrições deferidas passarão pela etapa de avaliação do rendimento esportivo. Assim será determinada a pontuação final. Já os candidatos ao Bolsa Técnico encontram-se na fase de análise documental.

De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o número expressivo de inscritos demonstra o fortalecimento do programa. “Tivemos recorde de inscrições com 1.018 inscritos, entre atletas e técnicos. Dessa forma, todas as categorias possuíram atletas inscritos. Logo, houve uma ampliação de categorias para este ano, com a inclusão dos surdos e do atleta-guia, o que mostra que foi uma decisão acertada, tendo em vista que todas as categorias tiveram concorrentes.

“Essa decisão acertada é fruto de audiência pública, de conversa com a comunidade. Então, mostra que o caminho que escolhemos é eficiente; o de ouvir as pessoas para propor uma política pública de qualidade”, completa Leandro.

A importância dos programas

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Esses programas contribuem para o desenvolvimento esportivo de Mato Grosso do Sul. De acordo com ele, “os programas são fundamentais para dar suporte a atletas e técnicos. Eles desempenham um papel essencial na representatividade do estado em competições de alto nível. Ao investir no talento local, estamos incentivando a prática esportiva e criando oportunidades para o crescimento profissional de nossos atletas e técnicos”.

Por sua vez, o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o impacto positivo do programa no esporte estadual. “É gratificante ver a adesão crescente ao Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que são instrumentos-chave para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul. Estamos avançando cada vez mais na valorização dos nossos atletas e técnicos, oferecendo as condições necessárias para que eles possam alcançar seus objetivos e representar nosso estado com excelência em competições nacionais e internacionais”.

Fonte: Secom/Gov.ms