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A Black Friday 2025 deverá registrar o maior número de vendas desde sua criação no Brasil, em 2010. Foto: Freepik

Black Friday 2025 deverá ser a maior em vendas já feita no Brasil, diz CNC

A Black Friday 2025 no Brasil, ocorrerá em 28 de novembro e segundo a CNC, a data deve movimentar R$ 5,4 bilhões em vendas, com crescimento de 2,4% em relação ao ano passado

A Black Friday 2025, que ocorrerá no dia 28 de novembro, deverá ser a edição com mais vendas desde a criação do evento no Brasil, em 2010. Contudo, a CNC (Confederação Nacional do Comércio) estima que serão movimentados R$ 5,4 bilhões, com crescimento de 2,4% em relação ao ano passado.

O que aconteceu

Hiper e supermercados é maior destaque, com expectativa de movimentarem R$ 1,32 bilhão (24,4% do total) na Black. Em seguida vêm eletroeletrônicos e utilidades domésticas, com R$ 1,24 bilhão e 22,96% do total. E móveis e eletrodomésticos, com R$ 1,15 bilhão e 21,3% do total.

Valorização do real, baixa da inflação e do dólar são alguns dos fatores que influenciam o resultado positivo, diz confederação. Segundo a CNC, juros elevados (Selic está a 15% e a taxa média de crédito a 58,3% ao ano, maior valor para essa época do ano desde 2017), alta inadimplência (mais de 30% das famílias têm contas em atraso) e competição com produtos importados são pontos que freiam maiores avanços.

Por outro lado, papelaria, livros, joias e bijuterias são produtos com maior potencial de queda de preços durante a Black (acima de 9%). A CNC diz que 70% dos produtos mais buscados por consumidores têm alta chance de queda de preços.

Black Friday é a quinta data mais importante para o comércio. Sobretudo, a maior é o Natal, seguido do Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.

Sobre a Black Friday

Por fim, veja quem foi o responsável por criar a Black Friday no Brasil.

O responsável por “criar” a Black Friday no Brasil foi Pedro Eugênio, publicitário e fundador do site Busca Descontos.

Em 2010, ele adaptou a ideia da Black Friday americana para o Brasil por meio do seu site de cupons, com o objetivo de impulsionar o comércio eletrônico nacional.

Inicialmente, cerca de 50 lojas online participaram da primeira edição brasileira, que gerou bons resultados e ajudou a popularizar a data entre varejistas e consumidores.

Com o tempo, a Black Friday cresceu muito no país —mas também enfrentou críticas, especialmente por práticas como “maquiagem” de preços.

Fonte: uol