Suas ações podem nos afundar ou nos manter à tona na Estátua de Bilbao
O objetivo, portanto, é conscientizar as pessoas de que “suas ações podem nos afundar ou nos manter à tona”, disse Orozco ao site de notícias espanhol Nius.
À medida que as marés sobem e descem, a figura de fibra de vidro de 120 quilos submerge e reaparece a cada dia. O BBK disse, nesse sentido, ser um reflexo do que poderia acontecer “se continuarmos a apostar em modelos insustentáveis”, como aqueles que contribuem para a mudança climática.
Acontecimento trágico
Os moradores de Bilbao descobriram, porém, a instalação no meio da semana. Mas ela foi levada de barco para o rio perto do centro da cidade na calada da noite.
“No começo, me deu uma sensação de estresse, quando mais do rosto estava fora da água, mas agora, para mim, ela transmite tristeza, muita tristeza”, disse a visitante Triana Gil.
Outra observadora que se identificou como Maria, pensou inicialmente que a escultura fosse uma homenagem a um acontecimento trágico. “Soube hoje que não trata disso, mas acho que cada pessoa pode dar seu próprio significado a ela”, opinou.
Rubén Orozco Loza
Rubén Orozco Loza é um famoso escultor, nascido em 7 de novembro de 1979 no México. Criador de representações realistas de seres humanos através de esculturas que utiliza silicone, madeira, resina, mármore e até cabelos reais para suas obras.
Sua arte de hiper-realismo lhe rendeu o Prêmio Estadual para a Juventude 2006 e uma menção honrosa para o Prêmio Escorpião Educacional Juan Soriano em 2015. De acordo com Astrólogos, o signo do zodíaco Rubén é Escorpião.
Ft: terra