Projeto servirá para suprir a necessidade das bibliotecas públicas se modernizarem e organizarem setores digitais com agilidade
A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para comprar materiais com objetivo de implantar biblioteca digital na Biblioteca Municipal Anna Luiza Prado Bastos. Pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), a concorrência foi aberta com valor de R$ 299.999,99.
Na justificativa, o município cita que as bibliotecas digitais ‘revolucionarão a maneira como estudantes, professores, pesquisadores e cidadãos comuns acessarão e usarão a informação com agilidade. E ainda busca especializada’.
O projeto servirá para suprir a necessidade das bibliotecas públicas se modernizarem e organizarem setores digitais com agilidade e busca especializadas, cita o edital.
Proposta da biblioteca digital
Estão relacionados itens como caixas de som, fones de ouvido, microfone, perfuradores e plastificadores, leitores, microcomputadores, servidor, tablet, antena, impressora, scanner, lupa, tela de projeção, entre outros. A abertura de proposta, entrega de documentos e mais etapas relacionadas à disputa acontecerão em 30 de setembro, a partir das 7h50 no portal eletrônico clicando aqui.
Bibliotecas digitais oferecem e-books gratuitos
Um exemplo é o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) e da EDUSP, editora da mesma Instituição, oferece uma série de e-books gratuitos em sua plataforma clicando aqui.
Essa biblioteca virtual reúne livros digitais acadêmicos e científicos publicados acesso aberto por docentes ou funcionários técnico-administrativos por autores vinculados à USP.
É possível encontrar mais de 360 publicações no Portal de Livros Abertos da USP que podem ser baixadas na íntegra e que abrangem todas as áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Educação, Saúde, além de coleções temáticas. A plataforma utiliza o software de código aberto Open Monograph Press (OMP), mantido pelo Public Knowledge Project (PKP).
Outra biblioteca famosa e com acervo variado é o Domínio Público. Criado pelo Ministério da Educação – MEC, no site é possível encontrar obras literárias, artísticas e acadêmicas, de acesso gratuito. São mais de 180 mil títulos, em diversas mídias: sonoras, textuais, vídeo e imagéticas, disponíveis para baixar gratuitamente.
Outra importante biblioteca que também tem acesso gratuito é a Biblioteca Digital da Unicamp, uma das primeiras, que começou com as teses e dissertações feitas pelos professores, pesquisadores e alunos da instituição.