A exposição na UFMS traz mais de 30 trabalhos, entre cartazes de cinema e teatro, capas de livros e até uma caixa de fósforos.
Até 30 de setembro a Biblioteca Central da UFMS sedia a exposição “As artes gráficas na Tchecoslováquia na década de 1960 e na Primavera de Praga”. A visitação é gratuita e o local fica aberto ao público durante todo o dia, de segunda a sexta-feira, entre 6h30 e 22h, e aos sábados das 6h30 ao meio-dia.
Segundo o organizador, o professor Dennis Hanson da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), a década de 60 foi um período de intensa criatividade nas artes em geral e nas artes gráficas em particular. Enquanto havia trabalhos interessantes surgindo no ocidente.
Portanto pouco se sabia sobre “cortina de ferro”, divisão da Europa entre territórios capitalistas e socialistas após o fim da Segunda Guerra Mundial.
“Enquanto houve uma distensão política nos países do Pacto de Varsóvia, ocorreu uma explosão criativa, notadamente na Tchecoslováquia e na Polônia. Esta exposição trata do que aconteceu especificamente na Tchecoslováquia. Houve um diálogo rico entre oriente e ocidente. Os tchecos puderam interagir com obras da Europa ocidental e dos EUA e, por sua vez, levaram suas obras ao ocidente. Tudo isso em plena vigência da Guerra Fria. O propósito é trazer para a UFMS e para o Mato Grosso do Sul toda essa riqueza pouco conhecida”, informou.
A princípio exposição traz mais de 30 trabalhos, entre cartazes de cinema e teatro, capas de livros e até uma caixa de fósforos. A mostra foi planejada a partir de um edital da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura assim como do Esporte (Proece), nº 62/2021.
Contudo permitiu a criação do espaço para exibições artísticas variadas, tanto para a comunidade interna como externa.
A exposição vai até dia 30 de setembro.
Fonte: Zeroum informa