Reunimos oito recursos do Google Bard que vão te ajudar a trabalhar melhor
O Bard, ferramenta de inteligência artificial da (IA) Google, recém foi lançado no Brasil, mas já tem comandos que podem auxiliar muito no dia a dia do seu trabalho. A plataforma pode ser usada, por exemplo, para otimizar planilhas e agendar reuniões, além de automatizar a escrita de e-mails e também fornecer um resumo de vídeos ou artigos extensos. Reunimos oito recursos do Google Bard que vão te ajudar a trabalhar melhor. Confira quais são e como usá-los nas linhas a seguir.
1. Agendar reuniões
O modelo de IA do Google pode ajudar a agendar e organizar reuniões, simplificando o processo. Isso porque o bot consegue analisar a disponibilidade dos participantes e identificar automaticamente os melhores horários para todos. Além disso, pode preparar convites por e-mail, assegurando que a equipe esteja devidamente informada sobre o encontro e a pauta.
Para isso, você precisa estar logado com a sua conta de trabalho e, então, fornecer o comando “Bard, agende uma reunião com X, Y e Z”, sendo X, Y e Z as pessoas que devem participar com você. É importante lembrar que o modelo de linguagem utilizado pelo Bard ainda está em fase experimental e, por isso, é aconselhável revisar as configurações e os convites enviados por e-mail para garantir que estejam corretos e alinhados com os objetivos do trabalho.
2. Escrever e-mails
O Bard também pode ajudar a responder e-mails de forma mais prática e ágil. Além de facilitar a comunicação no ambiente de trabalho, esse comando é especialmente útil para responder rapidamente a mensagens mais simples. Para isso, basta escrever variações do seguinte prompt: “Escreva uma resposta para o seguinte e-mail e diga que não poderei fazer esta tarefa: (cole o conteúdo do e-mail).”
Embora o Bard não envie o e-mail diretamente por medidas de segurança e privacidade adotadas pela plataform, a ferramenta fornece uma solução mais prática. O texto gerado pelo assistente pode ser copiado e colado pelo usuário no serviço de e-mail de sua preferência. Dessa forma, é possível revisar e personalizar resposta antes de enviá-la.
3. Ajudar a estruturar planilhas
A inteligência artificial do Google também é útil para otimizar a criação de tabelas. A ferramenta executa cálculos e fórmulas, enquanto agrega linhas e colunas com rapidez. Ao fornecer ao bot informações sobre o objetivo do projeto, o Bard é capaz de gerar um sistema de acordo com as especificações do usuário.
Além disso, oferece a praticidade de exportar automaticamente o conteúdo criado para o Google Planilhas – uma vantagem em termos de agilidade que não está disponível no ChatGPT, por exemplo. Para realizar essa ação, basta selecionar a opção “Exportar para planilhas”, exibida após a última linha da tabela.
4. Resumir artigos em pontos principais
O assistente virtual é uma ferramenta útil para profissionais que precisam lidar com textos extensos e complexos, já que pode resumir longos artigos em pontos principais rapidamente. Para isso, basta copiar o link do artigo desejado e inseri-lo na plataforma, acompanhado de um prompt apropriado – como, por exemplo, “Bard, resuma para mim em pontos principais o artigo (insira o link)”.
Entre as possibilidades, você pode solicitar um resumo do conteúdo, o destaque dos principais tópicos abordados ou explicações específicas sobre determinado assunto. Além disso, é possível fornecer dois ou mais links relacionados ao tema e solicitar uma análise comparativa pelo assistente. Caso o usuário deseje obter informações adicionais, o Bard permite explorar tópicos relacionados sem sair da interface principal, tornando o processo ainda mais prático.