Apollo do Baidu pode coletar passagens de passageiros que pegam um dos 67 carros autônomos no distrito suburbano de Yizhuang em Pequim
O Baidu pode começar a coletar tarifas de robotaxi em uma parte de Pequim a partir de quinta-feira. Marca-se um grande passo para construir seu negócio de táxis sem motorista.
A aprovação regulatória para apoiar a robotáxis na China ocorre, portanto, em um momento em que os governos locais dos EUA estão progredindo em uma direção semelhante.
No entanto, a mudança da cidade de Pequim tem, portanto, peso adicional.
A aprovação da capital da China marca a primeira vez que uma cidade tão grande no país permite. As empresas cobrem do público por passeios de robotáxi.
Isso prepara, nesse sentido, o terreno para que outras cidades como Xangai, Guangzhou e Shenzhen façam o mesmo, disse Wei Dong, vice-presidente e diretor de operações de segurança do Grupo de Condução Inteligente do Baidu.
Ele espera que essas cidades atuem ainda este ano ou no início do próximo ano.
Quanto vai custar?
A partir de quinta-feira, a unidade Apollo do Baidu que administra o negócio robotaxi pode coletar passagens de passageiros que pegam um dos 67 carros autônomos no distrito suburbano de Yizhuang em Pequim.
Embora a empresa não tenha divulgado os preços exatos, ela disse que as tarifas seriam, nesse sentido, comparáveis às tarifas de transporte de passageiros de nível premium. Isso disponíveis por meio de aplicativos como o Didi, que podem custar o dobro das viagens comuns.
Robotáxi gratuitos
O Baidu oferece, portanto, passeios de robotáxi gratuitos em Yizhuang desde outubro de 2020. Na quarta-feira, o aplicativo robotaxi com a marca Luobo Kuaipao mostrou, portanto, uma tarifa de amostra de 34 yuans (US $ 5,31) para um passeio de 3 quilômetros (1,86 milhas) de um Sam’s Club em Yizhuang para uma estação de metrô próxima.
A mesma rota custa cerca de 14 yuans (US $ 2,19), por meio do serviço básico de carro expresso de Didi. A amostra de tarifa de nível premium de Didi para a mesma rota é de 27 yuans.
Até agora, a novidade de um táxi autônomo gratuito atraiu vários usuários regulares em Yizhuang. Wei disse que mais de 20.000 usuários fazem cada um pelo menos 10 viagens por mês. Não está claro quantos continuarão usando o serviço quando tiverem que pagar por ele, mas Wei pretende que 100 carros robotáxis adicionais sejam verificados a cada ano.
Corrida Robotaxis para aprovação nos EUA e China
Dos EUA à China, os robotáxis estão ganhando força com os reguladores que detêm as chaves para permitir que o público faça viagens sem motorista.
Operadores de táxis que dirigem sozinhos, como a Alphabet’s Waymo, têm testado produtos semelhantes nos EUA, principalmente na Califórnia e no Arizona. A Waymo pode cobrar do público as tarifas em uma parte de Phoenix, e seus veículos sem motorista não precisam de um motorista seguro.
Fonte: CNBC