No momento, você está visualizando Jato quase supersônico entra em serviço como o avião civil mais rápido do mundo
O Global 8000, o avião civil mais rápido do mundo, tem preço-base estimado em US$ 78 milhões. Foto: Divulgação/Bombardier

Jato quase supersônico entra em serviço como o avião civil mais rápido do mundo

O Global 8000 entra em serviço como o avião civil mais rápido do mundo, alcançando Mach 0,95, com cabine de baixa altitude

A Bombardier celebrou a entrada em serviço do Global 8000, novo jato executivo da fabricante canadense, durante um evento realizado em seu centro de montagem em Mississauga, na província de Ontário. A aeronave passa a operar como o avião civil mais rápido do mundo desde o Concorde, com velocidade máxima declarada de Mach 0,95, segundo a empresa.

O primeiro exemplar foi entregue ao empresário Patrick Dovigi, cliente da Bombardier há mais de 15 anos, que esteve presente para receber as chaves do jato. O Global 8000 substitui um Global 7500 já utilizado por Dovigi. A cerimônia reuniu, contudo, funcionários, autoridades governamentais, fornecedores, imprensa e convidados especiais, marcando oficialmente o início da operação comercial do modelo.

Global 8000 entra em serviço após concluir certificação no Canadá

De acordo com a Bombardier, o Global 8000 concluiu ao longo de 2025 uma série de marcos técnicos relevantes, incluindo o fim do programa de testes em voo e a certificação de tipo pela Transport Canada, concedida em novembro. As autorizações da FAA, nos Estados Unidos, e da EASA, na Europa, ainda estão pendentes.