Evento on-line de Naviraí garantiu discussões amplas da política de Assistência Social e apontou demandas de atendimento da rede sócio-assistencial
O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) trouxe reflexão da sociedade e do governo durante a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social (21 e 22/7), de forma remota. Evento contou com a participação, on-line, de variados representantes de segmentos organizados da sociedade e do poder público.
O objetivo, no entanto, foi de promover a ampliação da participação, do controle social e do apoio institucional para a consolidação do princípio da Prioridade Absoluta. Ou seja, a prioridade preconizado pela Constituição Federal e pelo Sistema Único de Assistência Social. Palestrantes abordaram o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.
“Foi um momento muito importante, pois, conseguimos superar o aspecto meramente formal de evento restrito ao encontro de especialistas, tornando a conferência um dispositivo popular de participação”, resumiu Zuleide Aparecida dos Santos (Presidente do CMAS).
Reflexão para a política pública de Assistência Social
“A conferência permitiu ampliarmos a comunicação, mobilização e discutirmos a delegação de autonomia para que cada participante possa aproveitar o seu potencial em conferências livres”, observou Débora Canzian Volpini, representante da Assistência Social na Conferência.
“Tivemos um espaço democrático de discussão e reflexão para as políticas públicas de Assistência Social. O mais importante é que foram apontadas propostas que contemplam as necessidades dos usuários do SUAS e, principalmente, garantem minimizar as desigualdades sociais” afirmou a gerente Lucinéia Pulquério Franciscatti (Assistência Social).
“Este evento cumpre função burocrática, dá subsídios para que possamos instrumentalizar as metas da assistência social e, sobretudo, permite encaminharmos as futuras práticas de proteção social à quem necessita. Por isso, todos estão de parabéns pelo sucesso da conferência”, comentou a prefeita Rhaiza Matos.
Organizadores da 12ª Conferência de Assistência Social: Débora Canzian Volpini (GEAS), Zuleide Aparecida dos Santos (Presidente do CMAS e representante de entidades), Fabiana Rodrigues da Silva Oliveira (representante dos Usuários – CRAS I), Carlos Henrique Yassuda (representante dos Trabalhadores do Setor)
Mirce Maria Santelli (Técnica de Apoio do Órgão Gestor), e Andrelise Oliveira dos Reis (Secretária Executiva do CMAS).
Participaram ativamente da Conferência: a coordenadora Leila Matos (Políticas Públicas para a Mulher), Cleonice Rocha Leite (intérprete de Libras), Adryelly Jarim Soncini (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa), e Cristina Cândida da Silva (Presidente do Conselho Municipal da Mulher), entre outros.