Buscamos em nosso acervo obras e artistas que fizessem referência ao relevante papel de mulheres, africanos e afrodescendentes, povos originários
O MARCO , Museu de Arte Contemporânea de MS, dá início à realização de sua 3ª Temporada de Exposições do ano de 2022, de 06 de setembro a 20 de novembro de 2022.
Nessa mostra o MARCO exibe uma coleção que dialoga com o tema proposto para a Primavera de Museus nesse ano de 2022: “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.
Ao optar pelo enfoque de como e quem conta as histórias que conhecemos e partilhamos, percebemos que o “narrador” pode contar, mas também pode fazer parte daquele enredo, tornar-se parte dele.
Sendo assim, ele nos apresenta as personagens, a sequência dos fatos, descreve onde se passam, nos faz mergulhar naquele ambiente e nos eventos que ali acontecem ou aconteceram e seu olhar passa a ser o nosso.
Aceitamos o desafio de buscar um entrelaçamento entre vários artistas e diferentes linguagens que dialogam com a diversidade cultural e a pluralidade de experiências que o tema propicia, possibilitando-nos também identificar e retomar momentos, personagens, memórias, contextos e histórias não contadas que merecem ser conhecidas e lembradas.
Neste contexto, buscamos em nosso acervo obras e artistas que fizessem referência ao relevante papel de mulheres, africanos e afrodescendentes, povos originários. Bem como cenas cotidianas que nos fizessem refletir sobre intolerância religiosa, a vida dos imigrantes e riscos à infância de nossas crianças. Pois muitas dessas personagens ainda hoje lutam pela escuta, pela busca de respeito, reconhecimento e integração de seus
direitos e suas culturas ao contexto nacional.
Muitas histórias já foram contadas, mas temos consciência de que há tantas outras ainda por viver e compartilhar.
Aliás, o Museu é também um grande contador de histórias.
Exposições no MARCO
Exposição de Eliana Gonçalves de Almeida | As flores da primavera árabe: Refugiados
Luciano Alarkon | Índia 3D – irRealidades Construídas
Romário Batista | O terceiro dia
Exposição de Obras do acervo do MARCO | Como se conta e quem conta as histórias?
Museu de Arte Contemporânea de MS – MARCO
Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas – Campo Grande – MS
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira – das 7h30 às 17h30
Sábados, domingos e Feriados – das 14h às 18h
Para mais informações e agendamento para visitas em grupo – 3326-7449 / marco@fcms.ms.gov.br
Fonte: fundacaodecultura.ms