Campo Grande configura-se como uma referência mundial em ações voltadas à preservação e conservação de sua Floresta Urbana
Campo Grande (MS) sedia o 1º Congresso Brasileiro e Ibero-americano Virtual de Arborização Urbana, com o tema “Arborização Urbana na Década da Restauração”. Internacionalmente reconhecida como uma “Tree City of The World”, Campo Grande vem configurando-se como uma referência mundial em ações voltadas à preservação e conservação de sua Floresta Urbana. Trata-se, assim, de um evento em formato totalmente on-line terminando hoje (6).
O XXIV Congresso Brasileiro e III Congresso Ibero-Americano de Arborização Urbana acabou sendo adiado por conta da Pandemia, passando a ser realizado em setembro de 2022 na Capital. Entretanto, é o mais tradicional evento promovido pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana – SBAU. Nesse sentido, conta com apoio da International Society of Arboriculture- ISA, com tema “A cidade na mata”. A princípio aconteceria presencialmente em Campo Grande.
Importância da temática nos dias atuais
No entanto, considerando a importância da temática da arborização urbana nos dias atuais e o papel que Campo Grande tem exercido, como uma das lideranças mundiais neste quesito, a equipe organizadora composta por membros da SBAU, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Prefeitura de Campo Grande e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), oportunizaram a realização do 1º Congresso Brasileiro e Ibero-americano Virtual de Arborização Urbana.
O prefeito Marquinhos Trad pontua, dessa modo, a relevância para administrações públicas conhecerem e trocarem experiências exitosas. “Convidamos todos, dos setores público e privado, a participarem desse evento que será uma oportunidade ímpar de troca e aquisição de conhecimentos num assunto amplamente relevante, que abrande o interesse de toda a sociedade”.
Com a participação de conferencistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente, o evento online conta com os seguintes painéis:
Trabalho em árvores:
- Profissão e melhores práticas.
- Expansão da arborização urbana.
- Novas abordagens.
- Gestão de árvores sênior.
- A floresta urbana.
Arborização e comunidades:
- Envolvimento social e incremento da arborização.
- Políticas de arborização urbana na América Latina.
- Envolvimento de atores sociais na arborização urbana.
Da mesma maneira, haverá apresentação de trabalhos e resumos expandidos. Assim também, sessões de perguntas para sanar dúvidas e trocar conhecimentos. Além disso, o evento terá visitas virtuais pelas áreas verdes e pontos turísticos de Campo Grande.
Referência nacional
Assim, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, destacou importância de Campo Grande em sediar os eventos . “Nossa Capital é referência nacional e internacional na preservação das florestas urbanas, portanto, isso demonstra que as ações implementadas pelo município são exitosas e inspiram outras gestões”.
A programação completa no site virtual.cbau.eco.br