O final do ano costuma ser um período de maior otimismo para o setor
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Campo Grande registrou alta em novembro, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), alcançando 114,2 pontos, frente aos 113,2 do mês anterior. Na comparação com novembro de 2023, o índice subiu 3,8%, quando estava em 110,1 pontos.
Conforme a CNC, a pesquisa do ICEC de Campo Grande aponta que a expectativa dos empresários de contratação de funcionários (80,4%), de melhorias internas nas empresas (80%) e do desempenho do comércio (82,7%) foram os principais fatores para o crescimento do indicador. Além disso, 53,7% dos empresários entrevistados consideram que as condições de suas empresas estão melhores.
De acordo com Regiane Dedé de Oliveira, economista da Fecomércio-MS, o final do ano costuma ser um período de maior otimismo para o setor. “O levantamento reflete essa confiança, especialmente próximo a datas importantes, como a Black Friday e as festas de fim de ano”, afirma.
Como resultado, a recuperação do ICEC em Campo Grande segue a tendência nacional, consolidando um cenário mais positivo para o comércio na reta final de 2024.
A pesquisa completa pode ser encontrada no site de pesquisas da Confederação Nacional do Comércio.
Conheça o ICEC
O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) é um indicador mensal antecedente, apurado entre os tomadores de decisão das empresas de Varejo para detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. O Icec avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos negócios do comércio.
Saiba mais sobre a CNC
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é a entidade sindical de grau máximo do setor terciário brasileiro. Tem como objetivo principal representar e defender as atividades econômicas do comércio brasileiro, atendendo, desta forma, aos interesses nacionais.
Fonte: CNC