No momento, você está visualizando Novo aplicativo facilita o acesso a informações sobre integração lavoura-pecuária-floresta
Aplicativo Responde ILPF facilita consulta de informações. Ferramenta já está disponível nas plataformas Apple Store e Google Play Foto: SNA

Novo aplicativo facilita o acesso a informações sobre integração lavoura-pecuária-floresta

Aplicativo Responde ILPF está disponível nas plataformas

Está disponível para acesso gratuito nas plataformas Apple Store e Google Play o aplicativo móvel Responde ILPF, ferramenta desenvolvida sobretudo para facilitar a consulta a informações técnicas sobre os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). O app apresenta uma interface intuitiva, na forma de perguntas e respostas, e fornece orientações que vão desde os fundamentos e benefícios dos sistemas integrados até instruções práticas para sua implementação no campo, incluindo também recomendações adaptadas a diferentes regiões e tipos de produção.

O aplicativo é oferecido pela Rede ILPF. Ele utiliza uma publicação como fonte de informações. O nome da publicação é “Integração lavoura-pecuária-floresta: o produtor pergunta, a Embrapa responde”. A publicação faz parte da Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas. Ademais, ela é integrada à ferramenta por meio de uma API.

Francisco Matturro, presidente-executivo da Rede ILPF, ressalta a importância do aplicativo. Ele afirma que o app auxilia no planejamento das propriedades agrícolas. Isso ocorre por meio de informações técnicas e de fácil acesso. O aplicativo também auxilia na capacitação de técnicos e produtores. Em outras palavras, ele democratiza o conhecimento sobre sistemas integrados.

Plataforma Web ILPF digital

A novidade é resultado de um projeto. O projeto se chama “Plataforma Web ILPF digital”. Ele é um sistema de informação para fomento de sistemas ILPF. Além disso, a Embrapa Meio Ambiente coordena o projeto. Isso ocorre em parceria com a Embrapa Agricultura Digital e com o apoio da Rede ILPF. O projeto visa ampliar o acesso qualificado ao conhecimento. Esse conhecimento é sobre essa estratégia de uso da terra. Afinal, ela é considerada essencial para a agricultura sustentável no Brasil. A iniciativa vem sendo estruturada por meio da Câmara Temática de Agricultura Digital, a qual tem induzido a transformação digital da Rede ILPF.

Para Ladislau Skorupa, da Embrapa Meio Ambiente, o aplicativo é uma alternativa prática. Ele afirma que, “embora haja muitos materiais disponíveis sobre ILPF, o app concentra o que é mais relevante, com acesso direto e gratuito via celular”. Por isso, o público-alvo inclui produtores rurais, consultores, técnicos, estudantes e empreendedores do agronegócio.

A iniciativa, de acordo com Francisco Matturro, aproxima a pesquisa do campo. Assim, ela fortalece a agricultura sustentável no Brasil. Ele completa que sua importância se destaca na disseminação de boas práticas e na democratização da inclusão digital. Por conseguinte, incentiva a adoção da ILPF como modelo de produção. Afinal, o modelo é eficiente e ecologicamente equilibrado. Além disso, gera emprego e renda. Consequentemente, gera desenvolvimento socioeconômico.

API Responde Agro

O funcionamento do aplicativo Responde ILPF está baseado numa tecnologia lançada pela Embrapa neste ano: a API Responde Agro. Glauber José Vaz, da Embrapa Agricultura Digital, é o responsável pela API. Ele explica que a API permite desenvolver mecanismos de busca personalizados. Eles são para a Coleção 500 Perguntas 500 Respostas. Afinal, os produtores formulam as questões. Em seguida, os pesquisadores as respondem e, assim, elaboram as obras dessa coleção.

A integração dessas informações com os sistemas web ou aplicativos acontece por meio de uma Interface de Programação de Aplicações, ou API, na sigla em inglês. A Plataforma Ater+ Digital é outro exemplo de ferramenta disponível ao público que também utiliza a API Responde Agro.

Desenvolvedores, empresas de tecnologia, startups, instituições públicas e privadas que queiram utilizar a ferramenta em suas próprias soluções digitais podem acessar a API Responde Agro por meio da Plataforma AgroAPI, que reúne também APIs com dados e modelos diversos gerados pela Embrapa de interesse do mercado de tecnologia voltado à agropecuária. Para saber mais, acesse www.embrapa.br/agroapi.

Fonte: SNA