O que é o SIN
O SIN cobre quase todo o Brasil e transmite energia entre as regiões do país. São usinas, subestações e redes de distribuição que formam um único sistema de linhas de transmissão. Funciona sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
De acordo com a companhia de distribuição de energia Light, no Rio de Janeiro, a falha afetou cerca de 450 mil clientes. A empresa afirmou que o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. Para clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, a interrupção durou cerca de 30 minutos, conforme a empresa.
Em primeiro lugar, a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia, atendeu a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e impactou 277 mil clientes. O fornecimento ficou interrompido por cerca de quase uma hora, entre 0h32 e 1h22. Já no Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que, nesse sentido, a falha afetou as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. A interrupção durou cerca de 1 hora e foi reestabelecida às 00h25, conforme a companhia.
Em São Paulo, a Enel informou que, além disso, atendeu a região e afetou 937 mil clientes, que já normalizaram o serviço. A empresa interrompeu o fornecimento por cerca de oito minutos e o retomou logo depois.
A Neoenergia Brasília, responsável pelo fornecimento no Distrito Federal, confirmou que, assim, a ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou 8 subestações e interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 300 mil clientes. O desligamento ocorreu entre 0h31 e 1h06.
Em Goiás, a Equatorial informou que a falta de energia afetou quase 50 municípios. O desligamento temporário do fornecimento atingiu aproximadamente 529.498 unidades consumidoras.
Último apagão ocorreu em 2023
O último apagão nacional ocorreu em 2023, quando a falha afetou cerca de 29 milhões de brasileiros. Assim, a falha na distribuição de energia, causada por uma sobrecarga no sistema, afetou 25 estados e o DF, com exceção de Roraima, que possuía um sistema de transmissão de energia não integrado ao do restante do país.
Fonte: g1