Na quarta-feira (24) acontece dia de interação, gincana e recreação com alunos da Casa Criança Feliz
A Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Dourados abriu nesta segunda-feira (22) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Com diversas atividades até o dia 29, a Semana tem neste ano o lema “Superar barreiras para garantir inclusão”. Sendo assim, o objetivo é divulgar conhecimento sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, superando as barreiras que as impedem de participar coletivamente em igualdade de condições com as demais pessoas.
Assim, na cerimônia de abertura, aconteceu o descerramento da placa que homenageia Zildo Maria de Sousa, que agora dá o nome à quadra esportiva da Apae. Zildo dedicou 31 anos de serviços à entidade. Aliás, a banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados participou executando diversas músicas populares, como Brasileirinho, Estrada da Vida e Amigo, da dupla Roberto e Erasmo Carlos. Entre as autoridades, estavam o promotor Luiz Gustavo Terçariol, do MPE (Ministério Público Estadual) e o vereador Sérgio Nogueira, líder do prefeito na Câmara Municipal.
Na programação da Semana, entre outras atividades, na quarta-feira (24) acontece dia de interação, gincana e recreação com alunos da Casa Criança Feliz. No sábado (27) os professores da Apae se reúnem para palestra com o Mestre Ronel Dias Pereira. O encerramento será na próxima segunda-feira (29) no Espaço de Eventos Villa Sanson. Com confraternização para alunos e familiares com coordenadores, professores e funcionários da Apae.
Para Sérgio Nogueira, que teve dois filhos como alunos da Apae Dourados, a entidade precisa da união de todos. “ Certamente, o Ministério Público, Câmara Municipal, Prefeitura, demais autoridades e empresas precisam estar juntos para ajudar a manter esse trabalho de grande impacto na sociedade douradense”, disse na sua fala.
Apae em Dourados
A Apae Dourados atende, ao todo, 209 alunos com diversas atividades nos períodos matutino e vespertino, oferecendo educação infantil, ensino fundamental e o EJA. Além disso tem atendimento com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapia ocupacional, e assistência social. Portanto, são aproximadamente 40 funcionários, entre coordenadores, professores, equipe clínica, serviço administrativo e de manutenção geral.
Fonte: PM de Dourados