Prefeitura de Campo Grande recebeu resposta da Anatel que acolheu o pedido para incluir os distritos Anhanduí e Rochedinho na lista da nova tecnologia
Os distritos de Anhanduí e Rochedinho participam nos projetos para implantação da tecnologia 5G e ampliação da rede atual. A Prefeitura de Campo Grande já recebeu (14) a resposta da Anatel que aceitou o pedido para incluir os distritos na lista do 5G.
A prefeitura apresentou o documento para Anatel, no mês de novembro do ano passado, em reunião. Nela, participaram técnicos do executivo municipal e o Senador Nelsinho Trad.
Indicadores dos distritos de Anhanduí e Rochedinho
Dessa maneira, apresentou-se indicadores dessas regiões dos Anhanduí e Rochedinho cujos estudos demonstram a necessidade de ampliar a oferta. Além de oferecer mais tecnologia e serviços de telecomunicações nos distritos e localidades mais distantes. Isso porque, dados do IBGE mostram que juntos, os dois distritos possuem mais de 5 mil habitantes.
Nesse sentido, o Prefeito Marquinhos Trad diz que o 5G trará o desenvolvimento tecnológico para todas as regiões. Tanto áreas urbanas como rurais. “Também oferecer a possibilidade de mais empresas se estabelecerem nesses locais. Além dos benefícios para a saúde, educação, segurança e lazer”, disse.
Estudo
As subprefeituras efetuaram o estudo por meio do gabinete do Prefeito pela Agetec e pela Planurb apontaram. Esses distritos deverão, portanto, receber atenção especial na implantação dessas novas tecnologias.
“A resposta da Anatel atende, portanto, uma reivindicação antiga dos moradores de ambos os distritos. E demonstra o cuidado que a gestão tem com todas as regiões da cidade. Essa medida é mais um desdobramento positivo do projeto dessa gestão chamado Distritos Conectados”, justifica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.
Ampliar o acesso à internet dos equipamentos públicos
Com o parecer favorável do Ministério das Comunicações, será possível inclusive que o poder público aumente, sobretudo, a quantidade de serviços digitais oferecidos nessas localidades. E traz, sobretudo, melhorias das operadoras na qualidade do sinal de telefonia móvel e internet.
“O pleito dos dois distritos foi principalmente para atualizar os critérios adotados lá atrás. Percebemos, no entanto, que na implantação do 4G não levaram em consideração informações essenciais. Como a quantidade de escolas, unidades de saúde, crescimento populacional, dentre outros fatores”, completa Paulo.
Com a chegada da tecnologia 5G, será possível ampliar o acesso à internet dos equipamentos públicos. E implantar, acima de tudo, videomonitoramento e semaforização inteligente e entregar mais serviços digitais para a população.