Com a decisão, que significa um grande passo rumo a liberação total do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, aviões de grande porte já podem decolar em Dourados
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a Cabeceira 6 da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para receber aviões particulares de grandes portes em Dourados. No entanto, a Gerência Técnica de Engenharia Aeroportuária (GTEA) e a Gerência de Certificação e Segurança Operacional (GCOP) da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária (SIA) da Anac comunicaram a decisão ao prefeito Marçal Filho. “Com isso demos um gigantesco passo rumo a liberação do nosso aeroporto para receber jatos comerciais. E já estamos adotando todas as medidas necessárias para que isso ocorra o mais breve possível”, enfatiza Marçal Filho.
O governo anterior poderia ter concluído todas as ações necessárias para a operação do aeroporto nos últimos 10 dias úteis do mandato do prefeito. Segundo ele, a liberação das operações comerciais não depende apenas de negociações políticas, mas também de ações diretas da prefeitura. Marçal Filho ressalta que, em pouco tempo, sua gestão conseguiu resolver problemas que se arrastavam há anos.
Anac libera pista do Aeroporto de Dourados para jatos particulares, veja mais detalhes a seguir
Ele cita como exemplo, essa liberação da pista para aviões particulares de grande porte. “Fui informado pela minha equipe que essa solicitação junto à Anac poderia ter sido feita assim que o 9º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército entregou às obras de ampliação da pista ao município. No final de julho do ano passado”, ressalta o prefeito. “Isso prova que quando se tem força de trabalho. Compromisso com a sociedade e vontade de servir, o gestor municipal consegue realizações importantes mesmo em tempos de dificuldades financeira”, conclui Marçal Filho.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, que junto com o diretor-presidente da Agência Municipal de Trânsito, Juscelino Cabral, está a frente das tratativas com a Anac. Destacou (17) que a liberação da Cabeceira 6 da pista permite que Dourados receba as aeronaves em procedimento visual de pouso. E decolagem. “Estamos trabalhando em outras etapas como o Canal de Inspeção para colocar em operação o pórtico e o equipamento de raio-x. Bem como com a adequação da Sala de Comunicação, que é o setor onde irá funcionar a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA)”, explica Luiz Roberto.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, acredita Decea deve liberar a pista
Ele acredita que quando essas etapas estiverem concluídas, junto com o Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi) da Cabeceira 24. Tanto o Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) quanto o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deverão aprovar a liberação total da pista. E a Anac autorizará as operações comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. Desse modo, Dourados voltará a receber voos diários das grandes empresas da aviação civil. “Luiz Roberto ressalta que a falta de manutenção dos equipamentos. Removidos para a reforma da pista em 2021 e danificados pela ação do tempo. Impediu a liberação.”
O diretor de Relações Institucionais da Azul, Cesar Grandolfo, garantiu que a empresa retomará os voos diretos de Dourados para São Paulo. Contudo, assim que o Geiv aprovar e o Decea liberar a pista do aeroporto.
Por fim, na próxima terça-feira (21), Marçal Filho estará em Brasília para audiência com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.“O deputado Beto Pereira, que tem sido um grande parceiro das demandas de Dourados, construiu essa agenda no Ministério de Portos e Aeroportos. E, agora, vamos pedir ao ministro celeridade em demandas importantes para que Dourados tenha um aeroporto à altura da sua importância. Como polo de desenvolvimento para 38 municípios da nossa região”, finaliza Marçal Filho.
Fonte: Prefeitura de Dourados