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A ameaça do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, deixou o sinal de alerta ligado no Porto de Santos. Foto: Divulgação

Ameaça do Irã em fechar Ormuz acende alerta no Porto de Santos; entenda

O Irã está ameaçando fechar o Estreito de Ormuz, corredor marítimo onde passa um quinto do petróleo utilizado no planeta terra, com isso, o Porto de Santos acendeu alerta vermelho

A ameaça do Irã de fechar o Estreito de Ormuz, corredor marítimo por onde passa um quinto do petróleo utilizado no planeta, deixou o Porto de Santos em estado de alerta.

O presidente do maior porto do Brasil, Anderson Pomini, disse à CNN que a maioria dos navios que chegam ao país não passa pela região. Mas os impactos serão indiretos, e severos, na navegação.

“A situação representa um risco real para as cadeias globais de suprimentos, especialmente no que diz respeito à segurança alimentar e à logística internacional”, afirmou.

Para o comércio exterior do Brasil pode haver dificuldades no fornecimento de insumos e na entrega de produtos. Como milho e carnes halal a mercados estratégicos no Oriente Médio.

Brasil é o país que mais importa fertilizantes

O Brasil também consome 44,3 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano e é considerado o maior importador mundial destes insumos. Todavia, com dependência de 85% de fornecedores externos neste suprimento.

“O Irã, por exemplo, é um dos fornecedores da ureia que o Brasil importa. Além de ser um dos principais compradores do milho brasileiro”, disse Pomini.

A Associação Brasileira de Proteína Animal informou que, no ano passado, 30,59% da carne de frango exportada pelo Brasil teve como destino países do Oriente Médio.

Se fechado o Estreito de Ormuz, a China, principal destino das exportações brasileiras, terá prejudicado cerca de 70% do seu abastecimento de petróleo, que compra do Oriente Médio.

Por outro lado, a redução da oferta de petróleo também afetaria os preços em todos os mercados.

“Estes efeitos ainda não afetaram a movimentação no complexo portuário. A maior parte dos navios que se dirigem ao Porto de Santos não passam por Ormuz”, ressaltou o presidente do Porto de Santos.

Sobretudo, o Brasil, além de produzir petróleo internamente, como no pré-sal, também importa de outras regiões do mundo por meio de diferentes rotas de navegação.

“O Governo Federal e a Petrobras garantem nosso abastecimento de petróleo, que também passa pelo Porto de Santos”, concluiu Pomini.

Fonte: cnn