Você está visualizando atualmente ALEMS: Projeto que autoriza renegociação de dívidas com Agehab
ALEMS, aprova o projeto de Lei 93 de 2024 institui o Programa de Recuperação de Créditos, em renegociação de dívidas com a Agehab.

ALEMS: Projeto que autoriza renegociação de dívidas com Agehab

Três proposições foram votadas pelos parlamentares da ALEMS, sendo duas em primeira discussão

Na sessão ordinária do dia (16) da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) o Projeto de Lei 93 de 2024 institui o Programa de Recuperação de Créditos, Facilitação em Renegociação de Dívidas com Agehab e Regularização da Titularidade dos Contratos Habitacionais – Novo Morar Legal.

A proposta autoriza a renegociação de dívidas dos contratos habitacionais. Atualmente, existem aproximadamente 10.000 beneficiários inadimplentes frente à da Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul (Agehab-MS).

Já o Projeto de Lei 98 de 2024 concede, a título de revisão geral anual, a aplicação do índice de 3,73% sobre o vencimento-base ou subsidio dos servidores públicos estaduais.

 Renegociação dívidas Agehab

O Projeto de Lei 31 de 2024, do deputado Pedrossian Neto (PSD), disciplina os critérios e condiciona a apresentação de projetos que inserirem datas comemorativas no Calendário Oficial de Eventos do Estado.

Zé Teixeira e Mochi trabalham por reabertura de frigorífico

O deputado Zé Teixeira (PSDB) cobrou esforços do Governo do Estado para a reabertura e ampliação das atividades de frigorífico localizado em Coxim.

Então, o parlamentar coautor de indicação assinada pelo deputado Júnior Mochi e encaminhada ao governador Eduardo Riedel e ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck.

Conforme o pedido, o frigorífico de Coxim, atualmente inativo, foi uma das maiores fontes de emprego na região norte do Estado, contando com cerca de 200 postos de trabalho diretos e um número significativo de empregos indiretos, essenciais para o sustento de diversas famílias e o dinamismo econômico local.

Na indicação ao Poder Executivo, os parlamentares destacam que “a reabertura alinhada com os novos mercados internacionais não só reativará a economia local como também fortalecerá o setor de agronegócios do Estado como um todo”.

Por isso, a solicitação que partiu dos vereadores de Coxim está apoiada na recente expansão de mercado aberta pelo acordo internacional assinado em Campo Grande, no último dia 12 de abril, que facilita e incentiva as exportações de carne e derivados para a China.

“O momento é propício para tais iniciativas, visto que o acordo firmado oferece uma oportunidade ímpar de solidificar a posição do Brasil, e em particular do Mato Grosso do Sul, como um líder em exportações agropecuárias para a Ásia”, informam os deputados que solicitam não apenas a reabertura da planta, mas também o apoio do Estado para possíveis ampliações e melhorias tecnológicas, garantindo assim o atendimento aos requisitos de qualidade e sanidade exigidos pelos mercados internacionais.