Você está visualizando atualmente ALEMS inicia esforço concentrado para votar LDO, antes do recesso
A pauta da LDO deve ser esgotada até 16 de julho na ALEMS.

ALEMS inicia esforço concentrado para votar LDO, antes do recesso

Antes do recesso, os deputados devem se debruçar na ALEMS sobre a LDO

A ALEMS – Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul inicia um esforço concentrado para votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025. Dessa forma, concluirão a pauta de votações, aprovando outros projetos importantes que estão pendentes.

Este período de trabalho intensificado visa garantir que todas as obrigações legislativas terminem antes do recesso parlamentar. Após a conclusão dessas atividades, os deputados entrarão em recesso, período durante o qual as atividades legislativas são temporariamente suspensas.

O recesso parlamentar começa no dia 17 (quarta-feira). O presidente da Mesa Diretora da Casa, deputado estadual Gerson Claro (PP), chama atenção para a votação da LDO – aprovada em primeira discussão – deve ter sua análise até dia 16, última sessão antes do recesso.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação, as atividades legislativas são retomadas no dia 1° de agosto.

LDO 2025

O Projeto de Lei 120 de 2024, que trata da LDO, assinala que a meta da receita total, em valor corrente, estimada pelo governo para o próximo ano é de R$ 26,402 bilhões.

Nesse sentido, além de orientar a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual), a LDO estabelece as metas e as prioridades da Administração Estadual. Assim também, dispõe sobre a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e sobre as alterações na legislação tributária.

ALEMS celebra Dia da Comunidade Nordestina em sessão solene

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará na próxima terça-feira (9), às 16h, sessão solene para celebrar o Dia da Comunidade Nordestina. Dessa maneira, o evento ocorrerá no Plenário Deputado Júlio Maia. O 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e a deputada Gleice Jane (PT) são os proponentes da solenidade.

O Dia da Comunidade Nordestina entrou para o Calendário Cívico e Cultural de Mato Grosso do Sul por meio da Lei 5.069 de 2017. Já a Resolução 27 de 2017 criou a Comenda Asa Branca para homenagear os nordestinos. Especialmente porque eles contribuíram para o desenvolvimento do Estado, em qualquer setor da sociedade.