ALEMS homenageia Empreendedorismo Feminino
Por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza nesta quarta-feira (3), a Sessão Solene de Concessão do Diploma de Honra ao Mérito em Comemoração ao Dia Estadual do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro e instituído pela Lei Estadual 5.828/2022.
A cerimônia é realizada em parceria com a Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Campo Grande, BPW Dourados e BPW Ponta Porã, e acontecerá a partir das 19h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
Primordialmente, para o proponente e 1º vice-presidente da ALEMS, Renato Câmara, a solenidade é muito importante. Assim, ela valoriza o empreendedorismo feminino, reconhecendo trajetórias inspiradoras de mulheres. Acima de tudo, essas mulheres fazem a diferença em suas comunidades. Portanto, elas impulsionam o crescimento do Estado.
“A solenidade reconhece, valoriza e homenageia mulheres. Elas se destacam no cenário empreendedor sul-mato-grossense, visto que contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Ademais, a data é celebrada anualmente. Em outras palavras, representa um importante momento de reflexão, bem como serve de incentivo às políticas públicas. Principalmente, estas políticas visam o fortalecimento da participação feminina no setor produtivo. Por fim, elas estimulam a igualdade de oportunidades e a autonomia econômica das mulheres”, pontuou o deputado.
O empreendedorismo feminino impulsiona a economia de MS. Antes de tudo, gera renda e autonomia. Além disso, fortalece comunidades locais. Por exemplo, mulheres lideram inovações sociais.
Contudo, o empreendedorismo feminino enfrenta barreiras culturais. Nesse sentido, políticas públicas são essenciais. Do mesmo modo, incentivos fiscais ajudam. Por outro lado, redes de apoio crescem. Ademais, pesquisas mostram impacto positivo no PIB estadual.
Portanto, a sessão solene da ALEMS inspira gerações. Todavia, estas ações exigem continuidade para equilibrar igualdade e desenvolvimento.
Serviço
O evento terá cobertura da Secretaria de Comunicação Institucional da ALEMS e a transmissão ocorrerá ao vivo pelos canais 7.2 (aberto) e 9 (NET), da TV ALEMS, FM 105.5 da Rádio ALEMS, e pelo Portal da ALEMS, Youtube e Facebook.
Fonte: ALEMS




