Planos para 2025 incluem novos projetos de infraestrutura e eventos com a comunidade
O presidente da ALEMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Gerson Claro (PP), considerou o ano legislativo de 2024 como “extremamente produtivo”, apesar das eleições municipais.
Em seu relatório, apresentado durante a última sessão (14) ordinária de 2024, Gerson destacou que o calendário eleitoral não prejudicou os trabalhos da Casa. “Mesmo com a disputa política, a estabilidade institucional foi preservada, e os projetos foram aprovados com celeridade”, afirmou.
Aliás, em 2024, os legisladores apresentaram 433 projetos e aprovaram 264 deles. Desse modo, durante as 137 sessões realizadas, foram protocoladas 3.466 proposições, incluindo 2.179 indicações, 701 moções, 246 requerimentos e 340 emendas.
ALEMS: Gerson Claro avalia ano legislativo como “extremamente produtivo”, veja mais detalhes sobre
Gerson também ressaltou a aprovação de projetos que tiveram impacto direto na vida dos cidadãos, como o programa de renegociação das dívidas dos mutuários da Agência Estadual de Habitação, o parcelamento das dívidas de ICMS e ITCD, além da autorização para financiamentos junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Contudo, destinados a obras de saneamento e infraestrutura.
No entanto, o presidente da ALEMS também destacou a atuação da Casa nas negociações com o Governo, que resultaram na readequação dos planos de cargos e carreiras de diversas categorias do funcionalismo estadual.
Entre os avanços salariais garantidos estão os servidores da assistência jurídica do Estado, administrativos da Educação, fiscais e analistas ambientais, funcionários da Agraer, analistas e técnicos de planejamento e orçamento, além de servidores da Fundação Estadual de Saúde e do Procon.
No campo da transparência, a ALEMS também obteve um importante avanço, conquistando o Selo Ouro no ranking nacional Radar da Transparência Pública, promovido pela Atricom (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas).
O índice de transparência do Parlamento Estadual subiu de 77,68% para 86,41%
Por fim, para 2025, o planejamento da Mesa Diretora, reeleita para o biênio 2025/2026, inclui a entrega do refeitório dos servidores. O avanço das obras do estacionamento-garagem. E o início do projeto do novo plenário.
Além disso, a Assembleia manterá o calendário de eventos com maior interação com a comunidade. Como a Festa Junina e a Corrida dos Poderes, marcada para outubro. “Esta é a casa do povo, o espaço sagrado da democracia”, concluiu Gerson.
Fonte: ALEMS