No momento, você está visualizando ALEMS realiza posse dos membros da Frente em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços
ALEMS empossa primeira Frente Parlamentar de Varejo do País. Trata-se de 65% da mão-de-obra dos empregos no Estado de MS Foto: ALEMS

ALEMS realiza posse dos membros da Frente em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços

ALEMS empossa primeira Frente Parlamentar de Varejo do País

A cerimônia de posse dos membros da Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços (12) na ALEMS inaugura um momento inédito. É a primeira frente parlamentar no País que vai se debruçar sobre o tema. No Plenarinho Deputado Nelito Câmara aconteceu o evento, por proposição do deputado Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Casa de Leis e coordenador do grupo de trabalho, em parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDLMS).

Renato Câmara ressaltou a importância da criação desta Frente Parlamentar de Varejo na ALEMS. “Isso nos traz uma oportunidade da Casa de Leis poder se aproximar desse setor que representa 65% da mão-de-obra dos empregos em nosso Estado. Aqui junto com o meu colega, deputado professor Rinaldo Modesto [Podemos], e os demais deputados que também integram essa Frente Parlamentar, nós estaremos discutindo vários encaminhamentos e propostas a serem apresentadas”, relatou.

Ambiente para proporcionar implementação de políticas públicas

“Agradeço por vocês estarem sempre buscando parceria e apoio, teremos um ambiente novo que vai proporcionar ações para implementar políticas públicas. O debate fica mais rico e participativo com a sociedade civil, um instrumento importante de fortalecimento da nossa democracia. Deixo hoje um compromisso de um coração cheio de esperança, o grande desafio e barreira é trabalhar para o coletivo e a gente fazer esse compromisso de lutarmos juntos no mesmo objetivo”, concluiu o deputado Renato Câmara.

O deputado Professor Rinaldo Modesto enalteceu o varejo. “O varejo tem dado essa grande contribuição para o nosso Estado. Assim, se não formos demandados por vocês, a falta de conhecimento faz com que o projeto não agrade a alguns setores. Essas frentes parlamentares ajudam muito, e a inaugurada hoje será necessária nesse momento em que passamos pela Reforma Tributária. Tenho certeza que vamos construir políticas públicas justas para o trabalhador. É uma alegria em estar aqui nesse momento único”, disse.

A partir de agora começa uma nova história

Inês Santiago, presidente da FCDLMS, frisou que, a partir de agora começa uma nova história. “No Estado do varejo, Mato Grosso do Sul escreve um novo capítulo em sua história econômica e social. Além disso, nasce nesta Casa hoje a Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços. Ainda assim, foi publicada hoje a lei que institui o Dia estadual do Varejista. Esse gesto de reconhecimento une dois marcos históricos, graças à visão e coragem do deputado Renato Câmara”.

A presidente da presidente da FCDLMS continua: “O varejo é o coração que irriga riqueza para todos os municípios sul-mato-grossenses. Sobretudo, é a força que gera oportunidade, onde antes só existiam incertezas. Está presente em pequenos e grandes negócios, em concessionárias de veículos, lojas de material de construção, redes hoteleiras e empresas de aviação. Assim, tudo isso é varejo, e Mato Grosso do Sul é o Estado do varejo. Somos vocacionados para o setor feito de pessoas, histórias de superação e gente que gosta de gente. Por fim, isso é um ato de reconhecimento e um aceno para o futuro”, considerou.

Posse

A Frente Parlamentar em Apoio ao Varejo de Comércio e Serviços foi instituída pelo Ato 90/2024. Reúne parlamentares, pessoas e entidades ligadas a esses setores. Entre suas ações, o grupo realizará reuniões, seminários e audiências para debater demandas do comércio e serviços. Além disso, subsidiará proposições legislativas com informações técnicas e dados estatísticos.

Ainda, a Frente articulará com o Governo do Estado melhorias para os setores. Também estimulará e valorizará os profissionais da área. Além disso, buscará investimentos federais e estaduais para modernização de equipamentos e desenvolvimento de infraestrutura necessária ao bom andamento das atividades.

Coordenado por Renato Câmara, a Frente conta também com a participação dos parlamentares Antonio Vaz (Republicanos) e Caravina (PSDB). Além disso, participam Gerson Claro (PP) e Gleice Jane (PT). Também fazem parte Jamilson Name (PSDB), Junior Mochi (MDB) e Londres Machado (PP). Ainda assim, Lucas de Lima (sem partido), Mara Caseiro (PSDB) e Marcio Fernandes (MDB) contribuem. Por sua vez, Paulo Corrêa (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT) e Pedrossian Neto (PSD) integram o grupo, bem como o Professor Rinaldo Modesto (Podemos) e Roberto Hashioka (União).

Assinaram o termo de posse o presidente da Abrasel-MS, João Francisco Fornari Denardi. Do mesmo modo, o vice-presidente da Amas-MS, Eder Luis de Oliveira, também assinou, assim como o diretor do Aeroporto Internacional de Campo Grande. Representando a Aena Brasil, Usiel Paulo Vieira. Além disso, representantes do Sindicato Rural e da Fundtur-MS firmaram compromisso. Do mesmo modo, assinaram a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc); e o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do MS (Setlog-MS).

Emprego e renda

Geração de emprego e renda é maior em Mato Grosso do Sul nos setores de Comércio e serviços. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego destacam que os estoques (número total de vínculos de emprego formal ativos) do comércio e de serviços eram, no encerramento do mês de setembro, de 158.700 e de 271.280 postos de trabalho, respectivamente.

Fonte: ALEMS