ALEMS dá início ao ano legislativo de 2026
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) abriu o ano legislativo de 2026 por meio de Sessão Solene de Instalação da 4ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. O deputado e presidente Gerson Claro conduziu a solenidade (3), tendo entre os ritos protocolares a apresentação da Mensagem pelo chefe do Poder Executivo e a fala dos líderes de bancadas, blocos e partidos.
Gerson Claro ressaltou em seu discurso o dever institucional da Assembleia Legislativa. “Iniciamos hoje mais um ano de trabalho da Assembleia Legislativa com a plena consciência da responsabilidade que esse Parlamento carrega, representando as angústias e os sonhos do povo sul-mato-grossenses. Retomar as atividades é reafirmar o compromisso dessa Casa com a democracia, com o diálogo e com a população que nos confiou essa missão. 2026 é um ano desafiador, um ano eleitoral, que amplia o debate político, o debate público e aumenta a tensão da sociedade sobre as decisões políticas, mas esta Assembleia já demonstrou, ao longo de sua história, maturidade política para separar o calendário eleitoral do seu dever institucional. A democracia se fortalece quando o Parlamento atua com equilíbrio, responsabilidade e foco no interesse público”, destacou.
O papel do Legislativo
“Quando há confiança, há desenvolvimento, permite planejamento, garante que as mudanças ocorram dentro da normalidade democrática. O papel do Legislativo é contribuir para esse ambiente de segurança institucional e de diálogo permanente, por isso é preciso afirmar com clareza, a Assembleia Legislativa não pode e não vai reduzir o seu ritmo por causa do período eleitoral. Mato Grosso do Sul vive um momento estratégico, o Estado se consolidou como protagonista nacional em áreas importantes do desenvolvimento e a Assembleia tem participação direta nesse processo”, definiu o presidente da Casa de Leis.
O deputado Gerson Claro também reforçou a necessidade da permanente construção de diálogo. “A força dessa Assembleia está na capacidade de construir consensos sem abrir mão da pluralidade. Um excelente ano de trabalho eleitoral, a democracia se constrói com a participação e instituições que funcionam. Desejo a todos um ano produtivo a altura dos desafios que temos pela frente”, declarou.
Coletiva
Durante a coletiva de imprensa, realizada no saguão Nelly Martins, logo após a sessão solene, Gerson Claro destacou o fortalecimento das instituições.
“Nossa atuação pode ser exemplificada, em primeiro lugar, numa palavra: confiança. Essa confiança fez com que o Mato Grosso do Sul tivesse desenvolvimento elevado. Além disso, garantiu entrega de serviços públicos à população. Isso aconteceu, sobretudo, através dessa relação institucional. O Parlamento não pode abrir mão de ser protagonista nos debates. Esses debates resultam em desenvolvimento. Em seguida, criam políticas públicas que fazem diferença nas vidas das pessoas. Divergências são naturais. Críticas são interessantes quando vêm de encontro com a realidade. Somente assim conseguimos crescer. Isso ocorre quando entendemos essas divergências e diferenças. Por fim, buscamos consenso por meio do diálogo. Dessa forma, criamos essa relação de confiança”, ponderou.
Fonte: ALEMS



