No momento, você está visualizando 21 de MARÇO: ALEMS comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down com música e inclusão
ALEMS celebra inclusão social de pessoas neurodivergentes em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down Foto: Divulgação/ALEMS

21 de MARÇO: ALEMS comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down com música e inclusão

ALEMS celebra inclusão e diversidade

ALEMS celebra inclusão social de pessoas com neurodivergências. Em 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. Para marcar a data, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), contou com um momento especial (18). Assim, a Banda Down Rítmica, da Associação Juliano Varela, fez uma apresentação no Plenário Deputado Júlio Maia, sobretudo para celebrar a inclusão, a diversidade e a superação.

Formada por músicos de várias idades, a banda demonstrou o poder da música como ferramenta de expressão e inclusão social. Nesse sentido, canções como Super Fantástico, Chalana e Ana Júlia foram destaques. A banda foi conduzida pelo maestro Marcelo Santos Perez juntamente com a professora Maria Fernanda Rabelo Gomes da Costa.

“Não é apenas uma celebração, mas um chamado à conscientização e à ação. Nesta Casa de Leis temos um compromisso sólido com a inclusão. Desse modo, queremos uma sociedade onde todos tenham espaço, onde haja respeito à diversidade e onde cada pessoa possa desenvolver seu potencial ao máximo”, disse o presidente Gerson Claro (PP), ao abrir a sessão ordinária.

Dia Internacional

A escolha da data é simbólica, pois a causa da Síndrome de Down é a triplicação do cromossomo 21. A finalidade é destacar a luta por igualdade de oportunidades e respeito às diferenças, além de conscientizar sobre os desafios diários, aumentar a conscientização sobre as potencialidades e os direitos dessas pessoas.

Nos últimos anos, muitas foram as conquistas e avanços, desde a evolução da acessibilidade até os direitos garantidos por políticas públicas, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). O mercado de trabalho também tem se destacado com contratações inclusivas, reconhecendo que as pessoas com Síndrome de Down podem ser excelentes profissionais.

Gerson Claro ressaltou que a ALEMS apoia e promove um ambiente de trabalho onde se celebra a diversidade. “Leandro, Bruno e Kelly são alguns dos nossos colaboradores, que contribuem com suas habilidades e talentos. Acreditamos que cada indivíduo possui um valor único e que a diversidade enriquece a nossa instituição, trazendo novas perspectivas e ideias. Ao abrir as portas para essas pessoas, não só cumprimos uma responsabilidade social, mas também reforçamos o nosso compromisso com as políticas públicas de inclusão e com a construção de uma sociedade mais justa e acessível a todos”, afirmou o presidente.

Fonte: ALEMS