Boca de dragão vai eliminar alagamentos no Parque Alvorada
O prefeito Marçal Filho vistoriou (18) o andamento dos trabalhos para acabar com os alagamentos no Parque Alvorada. Assim, a segunda das três bocas de dragão está sendo construída na região para acabar com a situação de calamidade e prejuízo aos moradores e comerciantes.
A obra acontece na Avenida Júlio Marques de Almeida, entre a Avenida Guaicurus e a Rua José Domingos Baldasso e vai enfim, sanar o problema que se arrasta há anos e nunca recebeu uma solução.
Desde o início de 2025, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur), por determinação do prefeito Marçal Filho, trabalham em ações como esta para melhorar a infraestrutura da cidade e agregar em mais tranquilidade aos moradores e comerciantes. “Nossa intervenção aqui é, sobretudo, para acabar com os alagamentos”, ressaltou o prefeito. “A cidade foi castigada com serviços mal feitos em outras administrações há muito tempo. Dessa forma, a água não tem para onde escoar e acaba invadindo os imóveis. Agora, com essa grande obra, essa situação não vai acontecer mais”, apontou o prefeito.
Boca de Dragão dos dois lados da via
O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Araújo, destaca que irá construir boca de dragão dos dois lados da via e assim, vai eliminar a situação de calamidade e prejuízo aos moradores e comerciantes do local. “Vamos atuar dos dois lados da pista com o objetivo de melhorar a captação da água, o que vai agregar muito para a região e resolver esse problema crônico que existe aqui”, citou ao recordar que essa é a segunda obra neste formato no Parque Alvorada. A primeira já foi concluída na Avenida Afonso Pena, e a próxima será lançada em breve, na Rua Monte Alegre.
A gerente de uma empresa de máquinas e equipamentos agropecuários, Margarete Terezinha Ranzi Soares, acompanhava o trabalho com expectativas. Ela conta que a empresa, situada na Avenida Guaicurus, sofreu com alagamentos e em dezembro passado, inclusive, obteve grandes prejuízos. A expectativa agora é o fim do problema, diz. “Estamos nesse prédio há um ano e meio. Sempre que chove com mais intensidade alaga aqui, atrapalhando os clientes, assim como nossos funcionários”, revelou. “Em dezembro, a água adentrou e levou lama para dentro do imóvel. Desse modo, tivemos prejuízos”, continuou. “Então, vemos com grande valia essa melhoria que a prefeitura está fazendo, tivemos esse pronto atendimento agora e é um diferencial”, concluiu.
Com a intervenção, a Avenida Júlio Marques fica com o acesso de veículos restrito. A orientação é que os motoristas que costumam passar pela via optem por rotas alternativas.
Conscientização
Durante a vistoria na obra, o prefeito Marçal Filho reforçou para a população o pedido de cuidado com a cidade e com o meio ambiente. As pessoas precisam se atentar para o descarte irregular de resíduos. “Mais uma vez, gostaríamos de pedir para as pessoas que não joguem lixo nas ruas, pois esses itens entopem os bueiros, bocas de lobo, bocas de dragão (…), a prefeitura está trabalhando para diminuir os alagamentos, mas precisamos que a população também faça sua parte”, apontou.
Fonte: PM Dourados