O longa-metragem é baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva
O Filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, teve seu primeiro trailer divulgado nesta segunda-feira (2). Aclamada com uma ovação de dez minutos após sua estreia no Festival de Veneza (1º), a obra se posiciona como um forte candidato ao Oscar 2025.
Contudo, baseado no livro autobiográfico de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar. O filme retrata a luta de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres, que se vê forçada a se reinventar como ativista após o sequestro e desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, pela Polícia Militar. A trama destaca a jornada de Eunice para encontrar seu marido e os desafios enfrentados pela família sob a repressão militar.
A saber, o elenco também inclui Selton Mello e Fernanda Montenegro, que faz uma participação especial. Contudo, o filme conta ainda com Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Humberto Carrão, Marjorie Estiano e Dan Stulbach.
Contudo, Ainda Estou Aqui marca o primeiro filme original da Globoplay. VideoFilmes, RT Features e Mact Productions realizam a produção, em colaboração com ARTE France e Conspiração. No entanto, a Sony Pictures distribuirá o filme nos cinemas brasileiros.
As críticas internacionais sobre Fernanda Torres
“Torres entrega uma performance maravilhosa e cheia de camadas, esforçando-se para manter a casa funcionando e lutando pelo retorno do marido”, diz o The Guardian.
“O texto da Variety aponta que Fernanda Torres incorpora Eunice de forma esplêndida em sua performance.
“Torres é um modelo de contenção eloquente, mostrando a dor particular de Eunice e sua fortaleza necessária pelos meios mais sutis”, escreve o The Hollywood Reporter.
“A performance de Fernanda Torres como Eunice é tão espetacular quanto sua filmografia sugere, tendo marcado a si mesma como uma das melhores atrizes da América do Sul”, diz a crítica do IndieWire.
Quando estreia o filme ‘Ainda Estou Aqui’ no Brasil?
Por fim, o filme teve sua primeira estreia do Festival de Cinema de Veneza, mas ainda não tem data de estreia prevista no Brasil.
Fontes: OGrito!/exame