O Departamento de Agronegócio da SEMEA organizou o evento em parceria com o SENAR, desse modo, visando o Agronegócio no município de Três Lagoas
Produtores inseridos no programa da Agricultura Familiar da região de Três Lagoas participaram (17) de uma palestra sobre cooperativismo no Sindicato Rural, como um dos focos o Agronegócio no município.
O Departamento de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) organizou o evento, dessa forma, em parceria com o SENAR – MS, com intuito de fomentar a formação de cooperativas em prol da produção de hortifrutigranjeiros no Município.
Conforme a diretora de Agronegócio, Amanda Pivotto, um dos objetivos é a oferta destes alimentos na Central de Comercialização da Agricultura Familiar. Ela está em fase final de construção.
“Com a obra quase finalizada, estamos montando a gestão da CCAF e pensando nisto, convidamos a Organização de Cooperativas Brasileiras do Estado (OCB – MS) para explanar o assunto e incentivar estes produtores a aderir ao cooperativismo. Dessa forma, trabalhando em união para benefício de todos e dar volume ao abastecimento de alimentos na CCAF”, explicou.
O analista de monitoramento da OCB-MS, Paulo Marcos dos Reis, ministrou a palestra e exemplificou a metodologia e missão das cooperativas.
“Três Lagoas possui diversas entidades e a Administração Municipal parceiras do pequeno produtor rural. Porém, o cooperativismo pode abrir portas em todos os sentidos, pautando como princípio os objetivos sociais e econômicos, confiabilidade e união”, disse.
Segundo Paulo, no encontro, pretenderam despertar o interesse e a possibilidade dos participantes em aderir a esse trabalho e como resultado, beneficiar cada vez mais a agricultura familiar e o agronegócio em Três Lagoas.
A OCB-MS é integrada ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) do Sistema S. A instituição oferece atividades de capacitação, monitoramento, cursos e promoção social para diversas cooperativas de Mato Grosso do Sul.
Agronegócio em Três Lagoas
O agricultor Marcelo Vieira Yamamoto participou da palestra e demonstrou motivação, “estamos aprendendo como montar uma cooperativa, unindo as associações para dar forma ao projeto da CCAF”, diz.
De acordo com Marcelo, o respaldo do prefeito Angelo Guerreiro e da SEMEA é muito positivo. ”Espero que haja união e reforço ao trabalho do produtor rural de Três Lagoas”, conclui.
O secretário da pasta, Celso Yamaguti, esteve presente. Em síntese, agradeceu a parceria da OCB-MS e enfatizou a importância da união com entidades para fortalecer a agricultura local.
“Temos diversos serviços à disposição do pequeno produtor rural. Sendo estes uma bandeira da Gestão Atual, além de parceiros importantes como a AGRAER, SENAR-MS, SEBRAE, SIMBIOSE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais,” destaca Celso.
Por fim, ”desse modo, especialmente quero agradecer ao apoio do Sindicato Rural em nossas atividades, hoje com o espaço e todo o suporte. Gratidão a todos”.
Fotos: Divulgação