Vídeo de ‘Pipoco’, música da boiadeira com Melody e Dj Chris no Beat, ficou em 4º lugar na lista dos mais visto do YouTube em 2022.
O ‘estouro’ da cantora sul-mato-grossense Ana Castela mostra o aumento no consumo de artistas fora do eixo Rio-São Paulo.
“Na hora e no local exato”, assim que a gerente de tendências do YouTube Shorts no Brasil, Marianna Ribeiro, vê o sucesso estrondoso da cantora sul-mato-grossense Ana Castela, em 2022. Como é conhecida, a boiadeira é a perfeita combinação do sertanejo às pautas da Geração Z, segundo a especialista.
Lançado há seis meses, o vídeo do hit “Pipoco” ficou em 4º lugar entre os mais assistidos na plataforma de vídeo. Marianna explica que há dois aspectos bem importantes para serem analisados sobre o “boom” da boiadeira.
Por isso, a primeira é o lançamento do hit “Pipoco” bem na época da novela da Globo, “Pantanal”. Com temática agro e até um estilo country, a visão de consumo estava voltada para outros conteúdos fora do eixo Rio -São Paulo.
“O primeiro é estar no lugar certo e na hora certa. A música é boa, ela tem talento. Uma coisa que percebemos é que fez muito sentido a música ter sido lançada na mesma época da novela Pantanal. Foi uma novela que trouxe um olhar para outro lugar do Brasil. Mas, trouxe essa questão da vida na fazenda. A música surgiu entorno da Ana Castela como quase um hino das boiadeiras. Ana é uma diva pop de fivela e chapéu. então, fora da questão do empoderamento feminino que ela trouxe de uma forma bem diferente, focado na Geração Z, que abrange a idade dela. Isso ajudou muito!”, pontua a especialista.
Consumo para além de São Paulo e Rio de Janeiro
Para Marianna, especialista que se debruçou sobre os números de Ana Castela na plataforma YouTube, a alta adesão pelos hits da boiadeira mostra uma diferença no consumo de arte. A tendência vai além e, agora, inclui chapéu, fivela e bota.
“Podemos analisar como tendência, temos entre os mais escutados a Mari Fernandes e Matheus Fernandes. Mostra uma diversificação diferente. Eles são cearenses, é uma diferença grande. A Ana faz parte de uma tendência onde o público está mais aberto a consumir conteúdo fora deste eixo Rio-São Paulo”, comenta Marianna.
O crescimento de Ana Castela no YouTube nítido. O canal da cantora atingiu a marca de 1 milhão de seguidores em setembro deste ano. Entretanto, em termo de visualizações, o estrondo foi bem maior.
“Quando olhamos para 2021, o canal da Ana tinha 17 milhões de views, em média. Isso pula, em menos de uma ano, para 89 milhões de views em 2022. Isso mostra um interesse enorme no trabalho que a Ana está fazendo. Os feats dela também apresentam as colaborações”.
A representatividade é outro ponto relevante no som de Ana Castela. O que parece ser algo específico de uma região, extrapola. “A Ana traz essa representatividade muito forte, que às vezes pode aparecer nichada ou regional, mas não é.
Por mais que falemos da estética de boiadeira, cowgirl, e pareça ser algo regional, nós temos uma região inteira que se identifica com isso. A Ana representa muito bem essa parte do Brasil, as pessoas se identificaram com ela.
O Brasil é um país muito diverso, todos precisam ter visibilidade”, finaliza a gerente de tendências do YouTube.
Fonte: g1 ms