Plano Verde do Marrocos atingiu a meta de fortalecer a irrigação localizada, um dos três principais componentes de sua Estratégia de Irrigação
Omar Hilale destacou em 30 de setembro, que a agricultura do Marrocos e as novas tecnologias são uma parte importante das novas projeções econômicas do país. Ele é embaixador e representante permanente do Marrocos nas Nações Unidas.
O Plano Verde do Marrocos atingiu a meta de fortalecer a irrigação localizada, um dos três principais componentes de sua Estratégia de Irrigação. A reunião abordou, sobretudo, “o papel da Inteligência Artificial (IA) em alcançar a segurança alimentar pós-Covid”.
AI produzir mais alimentos na agricultura do Marrocos
“Hoje, essas ciências e tecnologias estão ajudando a aumentar a produção dos pequenos e médios agricultores”, enfatizou o Embaixador Hilale durante o encontro. Ele também explicou o papel crucial que a IA desempenha em “ajudar a produzir mais alimentos com menos água e energia”.
O Embaixador Hilale elogiou o impacto positivo do Plano Marrocos Verde no incentivo à agricultura do país. O plano fez da agricultura o principal motor da economia marroquina, criando oportunidades de emprego e reduzindo a pobreza.
O objetivo estratégico de Marrocos na área agrícola é, portanto, garantir a auto-suficiência alimentar nacional. E, ainda, abrir a possibilidade de exportar produtos agrícolas de qualidade, afirmou Hilale.
Escassez de água
O Embaixador também mencionou que a melhoria da eficiência e aproveitamento do insumo do solo depende de uma nova tecnologia de fertilizantes baseada em inteligência artificial. Ele enfatizou, nesse sentido, que a irrigação desempenha um papel econômico e social crítico em áreas com escassez de água. Contribui para o aumento da produtividade agrícola e da renda rural.
Os agricultores estão enfrentando um número crescente de dificuldades como resultado da escassez de água e outros desafios ligados às mudanças climáticas, observou ele. O Marrocos, de acordo com Hilale, despejou dinheiro para fornecer os nutrientes corretos ao solo. Para colocar um modelo de irrigação mais sustentável, o país também vem, dessa forma, utilizando tecnologias modernas para aprimorar a gestão da água.
Mudança de paradigma
No contexto da pandemia COVID-19, o Embaixador Hilale também afirmou que uma mudança de paradigma em direção ao desenvolvimento é necessária, sobretudo, para transformar esta crise mundial em “uma oportunidade para a sustentabilidade”.
A reunião sublinhou a necessidade de cooperação em setores como agricultura sustentável, tecnologia da informação, mudança climática, gestão da água e energia renovável. Foi, portanto, co-organizada pelas missões permanentes do Marrocos e da Nigéria na ONU.
O embaixador Hilale observou que a pandemia “mudou a maneira como consumidores e produtores se conectam” e que a IA agora está sendo usada para otimizar as cadeias de valor do agronegócio e impulsionar o marketing online para pequenos e médios agricultores.
Fonte: Africanews