A primeira semana de agosto no Sesc Cultura, integrante do Sistema Comércio, traz atividades variadas de diversas vertentes das artes para entreter toda a família.
Dessa forma, nesta primeira semana de agosto no Sesc Cultura, começa na quinta-feira, 04, às 19 horas, o Cine Sesc inicia um circuito de exibições em comemoração ao dia Nacional do Cinema Brasileiro (7 de agosto). Nesta primeira sessão, será exibido “O bem virá”. O documentário dirigido por Uilma Queiroz conta sobre treze mulheres, treze ventres, treze esperanças, uma foto. Mas, uma busca pelas mulheres que, em 1983, em uma seca no sertão do Pajeú, em Pernambuco, lutaram pelo direito à sobrevivência num contexto em que ser mulher limitava-se à função de administrar a miséria. Os ingressos são distribuídos com meia hora de antecedência, sujeitos à lotação do espaço.
Entretanto no sábado, 06, às 15 horas tem oficina do Sesc Arte para Crianças e desta vez elas farão pintura em cerâmica com inspiração na arte do povo Terena. Arte essa marcada pela tonalidade vermelha e desenhos na cor branca, assemelhados a uma renda. Então, a atividade é alusiva ao Dia dos Povos Indígenas, 09 de agosto. Para participar, a criança deve ter pelo menos cinco anos de idade e estar acompanhada do responsável. Mas, o material necessário para participar é: 1 pincel largo e 1 pincel fino. Os ingressos começam a ser distribuídos uma hora antes da ação.
Por isso ainda no sábado tem:
Na sequência, às 16h30, tem contação de histórias com Jusley Souza, com o tema “Super-heróis somos nós!”. Uma narrativa com heróis bem diferentes do que estamos acostumados e podem surpreender as expectativas. Uma História sem sentido de Ziraldo e Nícolas de Nícolas de Agnès Laroche adaptada e contada por Jusley Sousa.
Às 17 horas o Grupo Armazém 67 ministra a oficina de Danças Urbanas. As vagas são limitadas e é preciso chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. A oficina ‘Sobre Tentativas e Lugares de Recomeço’ traz uma prática com parte do processo criativo do espetáculo de mesmo nome que será encenado logo a seguir, às 19 horas, no átrio.
Por isso, no ano em que completa 10 anos de existência, o Grupo Armazém 67 apresenta seu primeiro espetáculo de dança, criado a partir de processos individuais e coletivos, passando por inúmeros recomeços. Mas, a peça reflete o tempo de cada pessoa e como cada uma delas encara um processo individual e principalmente o processo coletivo, onde precisa paciência, tempo, empatia, presença e pesquisa. Lugar de experimentar, de se reencontrar, de se frustrar, de tentar, de repetir, repetir e repetir, até fazer diferente. E recomeçar, quantas vezes preciso for.
Por exemplo as exposições – Quem for até o Sesc Cultura não pode deixar de conferir também as exposições.
A exposição temporária “Desejo Vazante” segue aberta até o dia 30 de setembro. A exposição coletiva reúne 12 artistas que marcam com suas obras a resistência do desejo e da arte às definições reducionistas da arte e da vida. São instalações, desenhos, fotografias e objetos. A mostra compõe o Circuito Emergente, entre o lugar e o enunciado, um projeto nacional do Sesc.
A Exposição “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922” é composta por painéis com textos e imagens que remontam os acontecimentos e responsáveis por esse evento tão importante para a história da arte e cultura brasileira.
Outra exposição é “Os Bugres de Conceição”, composta pelo acervo de arte regional que destaca as esculturas de Conceição dos Bugres, em diferentes formatos e tamanhos. O acervo pode ser visto na biblioteca da unidade.
Serviço –
Sendo assim, acompanhe as ações do Sesc MS no site sesc.ms. Siga-nos nas redes sociais do Sesc @sescculturams e Facebook/sescculturams . O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, 2270 – Centro, Campo Grande – MS
Fonte: SESC MS