Segundo um estudo da Reportei, agências de marketing que atuam com nichos específicos, cresceram 25% a mais que as genéricas, nos últimos dois anos
As agências de marketing digital que atuam em nichos específicos apresentaram crescimento médio 25% superior ao de agências genéricas nos últimos dois anos.
A constatação é de um estudo conduzido pelo Reportei, plataforma de relatórios e automação de marketing, que avaliou o desempenho de 8.000 agências de sua plataforma entre julho de 2023 e junho de 2025.
De acordo com o levantamento, o crescimento médio em receita recorrente mensal das agências nichadas foi de R$ 1.068, contra R$ 851 das genéricas. Ao destacar as 30 empresas que mais cresceram no período, a pesquisa mostrou que 33% eram agências nichadas, 60% se classificavam como agências de funil (foco em estratégias mais amplas) e 7% representavam SaaS e operações in-house.
Saúde e restaurantes lideram entre os setores mais promissores
Entre os segmentos analisados, saúde e medicina apareceram como os mais promissores, representando metade das agências de nicho em destaque. Restaurantes, educação/bem-estar, imobiliário e farma também surgiram como áreas de forte crescimento, ainda que com menor participação.
Sobretudo, o estudo identificou cinco padrões entre as agências que mais avançaram em receita:
- Especialização vertical, com foco em nichos de mercado que apresentam dores bem definidas;
- Tráfego pago aliado a ROI (Retorno sobre o Investimento), com estratégias claras de retorno sobre investimento em mídia paga;
- Atendimento ágil, especialmente por canais como WhatsApp.
- Produção de conteúdo autoral, educativo e diferenciado.
- Automação de relatórios, que fortalece a gestão e a comunicação de resultados.
Especialização acelera autoridade e vendas
Para Renan Caixeiro, CMO e co-fundador do Reportei, os dados confirmam a importância da especialização no setor. “As agências que escolhem nichos com problemas específicos conseguem conquistar autoridade de forma acelerada, facilitar vendas e sustentar tickets médios mais altos. É um caminho sólido para escalar resultados de forma previsível”, afirma.
Segundo ele, a maturidade das estratégias também se reflete na retenção de clientes: “Quando a agência conhece profundamente os desafios daquele mercado, o discurso comercial é mais direto e a entrega de resultados tende a ser mais consistente, criando relações de longo prazo”, complementa.
Para Caixeiro, esse é um sinal claro para profissionais do setor. “O mercado de marketing ainda está longe da saturação mas vemos agências já buscando novos caminhos. A especialização é uma opção atrativa, principalmente para novos negócios, e se torna uma estratégia de aceleração de crescimento”, conclui.
Fonte: acontecendoaqui