Prefeitura celebra Abril Indígena
Em homenagem ao mês dos povos indígenas, a Prefeitura de Campo Grande realiza nesta terça-feira (29) a celebração do Abril Indígena. Dessa forma, a ação será feita por meio da Secretaria-Executiva de Cultura (Secult).
Com início a partir das 08h30, no Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena, o evento reforça a valorização das tradições, bem como da identidade e das manifestações culturais dos povos originários da Capital.
Programação
A programação conta com a apresentação especial do Hino de Campo Grande em língua Terena, interpretado pelo professor Itamar Jorge, juntamente com o acompanhamento da Orquestra Indígena da Comunidade Marçal de Souza. Ou seja, trata-se de um marco simbólico da diversidade cultural da cidade.
Como parte das atividades da manhã, será assinado o termo de parceria entre a Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secult, em conjunto com a Fundação Ueze Zahran, formalizando o apoio institucional à Orquestra Indígena da Comunidade Marçal de Souza. Dessa forma, o intuito é fortalecer as ações contínuas de promoção da cultura indígena.
Assim, o Abril Indígena integra as políticas públicas de valorização cultural desenvolvidas pela Prefeitura, reconhecendo a importância dos povos originários na construção da história e identidade de Campo Grande.
Serviço
Data
29 de abril, terça-feira
Horário
a partir das 8h30
Local
Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena
Endereço
Rua Terena, 88, Bairro Tiradentes/Comunidade Indígena Marçal de Souza
Sobre o Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena
O Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena é um espaço cultural em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, criado em 1999, localizado na Aldeia Urbana Marçal de Souza.
É um ponto turístico e de referência para a cultura dos povos originários da região, especialmente os Terena, Kinikinau, Guarani e Kadiwéu. O espaço possui uma estrutura em forma de ema, onde se comercializa produtos étnicos e acontecem eventos e exposições.
Assim, o memorial da Cultura Indígena representa o encontro de povos e culturas indígenas, se tornando uma referência para toda população de Campo Grande.
Em suma, atualmente existem na Capital cerca de 12 aldeias dentro de áreas urbanas, sendo mais de 15 mil indígenas vivendo no município.
Fonte: PM CG