As oportunidades estão distribuídas entre 76 cursos presenciais e a distância, na Cidade Universitária e em todos os câmpus
Estão abertas as inscrições para o programa Quero ser UFMS 2024, processo seletivo que oferece mais de 3,4 mil vagas para candidatos que participaram do Vestibular UFMS, do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (Passe) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em anos anteriores.
As oportunidades estão distribuídas entre 76 cursos presenciais e a distância, na Cidade Universitária e em todos os câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Para participar, os interessados precisam ter realizado o Enem entre os anos de 2017 e 2023, o Vestibular UFMS entre 2020 e 2024, o Vestibular Digital em 2023 ou 2024, ou, ainda, a 3ª etapa do PASSE nos triênios 2019-2021, 2020-2022 e 2021-2023.
O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica, Anderson Viçoso de Araújo, explica que o programa Quero ser UFMS criado em 2021, e que, desde então, 3.358 estudantes ingressaram na Universidade de forma gratuita.
Programa
De acordo com o diretor, o programa apresenta vagas ociosas, ou seja, que não utilizadas pelos outros processos seletivos regulares, como o Vestibular, PASSE e SiSU, ampliando as chances de entrada na graduação.
Caso os candidatos optem por aproveitar as notas do Enem, podem ter acesso ao boletim na página do participante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Para aqueles que realizaram mais de uma edição da prova, possível selecionar qual resultado pretendem submeter.
Contudo, o mesmo vale para quem escolher o Vestibular ou o PASSE, sendo que os resultados estão disponíveis na página de Ingresso.
O estudante Arthur Xavier de Souza, que atualmente está no 3º semestre de história, conta que chegou a cursar psicologia, mas não se adaptou às disciplinas e decidiu mudar de área. Foi quando soube do programa e decidiu usar a pontuação do Enem que realizou em 2022.
“Ao invés de ter que esperar um ano, fazer cursinho, vestibular e passar por todo aquele processo de novo, eu só utilizei a mesma nota que passei em psicologia, e entrei em história. Não precisei passar por tudo novamente, foi bem rápido e bem acessível”.
Quero ser UFMS
As inscrições realizadas na página de Inscrição da UFMS até o dia 4 de março. Após o cadastro pessoal, os interessados direcionados à Área do Candidato, onde registram a cidade, a unidade e o curso que pretendem concorrer.
Depois, preciso optar pela ampla concorrência ou pelas vagas reservadas, preencher os dados, digitar o número de inscrição do processo seletivo que aproveitado (Enem, Vestibular UFMS, Vestibular Digital ou PASSE) com o respectivo ano.
Sendo assim, a divulgação do resultado preliminar do Quero ser UFMS está prevista para o dia 6 de março, e a convocação da 1ª chamada está prevista para o dia 12 do mesmo mês.
“Muitos alunos que não fizeram Vestibular ou PASSE [neste ano], ou não conseguiram a vaga no curso que era sua primeira opção, agora podem estudar sem fazer prova ou pagar inscrição”, reforça o diretor.