A catedral Saint Pierre de Beauvais, localizada na França, é uma obra impressionante com detalhes surpreendentes, que muitos consideram ser a mais alta do mundo devido ao seu coro
Qual é a catedral mais alta do mundo? As opiniões divergem, mas tudo leva a crer que é a Saint Pierre de Beauvais, devido ao seu coro. Esse coro do século XIII, com 48,5 metros de altura, a coloca no topo da lista. Descrita pelo arquiteto medievalista Viollet-le-Duc como o “Partenon da cultura francesa”, foi construída entre 1225 e 1569 com a ambição de se tornar a maior catedral gótica da França, superando a de Amiens, objetivo alcançado entre 1569 e 1573, quando se tornou a construção humana mais alta do mundo.
Atualmente, diversos acontecimentos históricos impedem a conclusão da construção de Saint-Pierre de Beauvais, dividindo-a em duas catedrais distintas.
Em Beauvais, é possível visitar a “La Basse Oeuvre”, a catedral mais antiga, e Saint-Pierre, o edifício mais recente. Por fim, essa catedral detém outro recorde por possuir o relógio de carrilhão mais antigo ainda em funcionamento e o relógio mecânico mais complexo já fabricado.
Segundo outra teoria, a catedral mais alta do mundo é a de Rouen, devido a sua torre. De fato, a Notre-Dame-de-l’Assomption, em Rouen, superaria todas as outras graças à sua torre, que ultrapassa os 90 metros de altura. Essa torre, especialmente espetacular, se ergue nos céus da Normandia com uma majestade incomparável. Todavia, as primeiras pedras foram colocadas ainda na Idade Média (em 1035), e as últimas em 1506. Sua “torre-lanterna”, emblemática do estilo local da época, permite que a luz entre no edifício por meio de suas aberturas.
Foi construída no século XIX em estilo neogótico e ficou famosa graças às 30 pinturas de Claude Monet que retratam a igreja em diferentes momentos do dia. Também é considerada “a mais humana das catedrais”, devido à sua simetria imperfeita.
Qual é a maior catedral do mundo?
Em termos de volume, a “maior” catedral do mundo é a de Amiens, que ocupa 200 mil m³, 100 vezes mais que a Basílica de São Pedro, no Vaticano (com apenas 20 mil m³), e o dobro da Notre-Dame de Paris, que ocupa 100 mil m³.
No entanto, em termos de área, a Basílica de São Pedro é a maior catedral do mundo, ocupando 2,5 hectares, quase quatro vezes o tamanho de um campo de futebol. Além disso, ela tem capacidade para mais de 6 mil pessoas.
Quais são as igrejas mais altas da França? Confira a foto de três delas abaixo
1. Saint-Pierre de Beauvais

2. Notre-Dame de Rouen

Segundo alguns critérios, como explicado anteriormente, esta catedral também figura entre as mais altas do mundo.
3. Notre-Dame de Estrasburgo

Com 142 metros de altura, foi o edificio mais alto do mundo entre 1647 e 1874. Atualmente, é a segunda catedral mais visitada da França, depois da Notre-Dame de Paris.
4. Abadia dos Homens de Caen
Construída entre os séculos XI e XVIII, a abadia é um bom exemplo do estilo normando, emblemático dos edifícios religiosos da região.
5. Notre-Dame de Chartres
6. Basílica de Saint-Michel, em Bordeaux
Característica do estilo gótico flamejante, a Basílica de Saint-Michel é única por se erguer separadamente de seu campanário (torre onde ficam os sinos), que mede 114,6 metros de altura.
7. Notre-Dame de Cambrai
8. Sainte-Croix de Orleans
Com a mesma altura de Cambrai, a catedral Sainte-Croix de Orleans também mede 114 metros.
9. Notre-Dame de Amiens
Além de ser considerada uma das maiores do mundo, a catedral de Amiens é também uma das mais altas da França, com seus 112,7 metros de altura.
10. Saint-Joseph de Le Havre
É a única igreja contemporânea desta lista. Arquitetos e construtores ergueram Saint-Joseph em 1951 para simbolizar o renascimento de Le Havre, destruída pelos bombombardeios de 1944. Contudo, projetada em concreto por Auguste Perret, é um importante símbolo da arquitetura do século XX, graças especialmente ao seu campanário em forma de farol, visível a dezenas de quilômetros mar adentro.
Fonte: casa vogue