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A percepção de 82% da população é de que o elevado patamar da taxa Selic contribui para o aumento do custo de vida no Brasil.

82% da população vê influência de juros altos no custo de vida

Preocupação dos brasileiros para com taxa de juros coloca país em segundo lugar no ranking das 36 nações que integram o levantamento

A percepção de 82% da população é de que o elevado patamar da taxa Selic contribui para o aumento do custo de vida no Brasil, aponta a pesquisa Monitor Global da Inflação, do Instituto Ipsos.

A preocupação dos brasileiros para com a taxa de juros coloca o país em segundo lugar no ranking das 36 nações que integram o levantamento, em empate com Romênia e África do Sul. A Coreia do Sul lidera, com 85%, enquanto a média mundial ficou em 68%.

Por exemplo o custo de vida em outros países, como Emirados Árabes, China e Arábia Saudita compõem a lanterna do ranking, com 46%, 42% e 32%, respectivamente.

Por isso, a pesquisa do Ipsos também monitorou a posição dos entrevistados quanto à inflação ao consumidor. Entre os brasileiros, 16% acreditam que a alta de preços terá aumento expressivo em 2023, colocando o país em penúltimo lugar no ranking. Apenas a China, com 8%, teve um resultado menor.

A média global, neste quesito, foi de 35%.

Perspectivas salariais para 2023

Ainda segundo o Ipsos, 57% dos brasileiros esperam receber um aumento salarial no ano que vem — atrás apenas dos colombianos, que são em 60%.

Da outra ponta, peruanos, japoneses e italianos compõem as últimas posições do ranking, com, respectivamente, 28%, 22% e 19%. Aqui, a média global é de 45%.

Então, o monitor da Inflação consultou mais de 24 mil pessoas entre 21 de outubro e 4 de novembro. Mas, a margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.

Além do Brasil, integram a pesquisa: Arábia Saudita, África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Emirados Árabes, Estados Unidos, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Indonésia, Itália, Israel, Irlânda, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia, Turquia.

 

Fonte: consumidor moderno